Um homem chamado Ondrej Jajcaj revelou que ele havia extraído os dentes de alguns dos compositores mais famosos do mundo, incluindo Johann Strauss e Johannes Brahms. Ele também promete que os dentes vão estar em uma exibição numa exposição que vai incluir todos os objetos que ele roubou de várias outras sepulturas.
Jajcaj foi identificado pela mídia da Áustria como sendo o provável autor desse crime. O homem, que se autodenomina Freedom Undertaker, havia postado diversas fotos nas quais ele mostra aos espectadores, todos os túmulos de honra no Cemitério Central de Viena, segundo informações diretas da ABC..
No ano de 2008, alguns funcionários do cemitério encontraram evidências de que algumas das sepulturas haviam sido adulteradas. Jajcaj foi investigado, e foi acusado de perturbar a paz dos mortos. No entanto, os promotores posteriormente retiraram as acusações contra ele por causa do estatuto de limitações, de acordo com a ABC.
Porém, desde que os vídeos do Youtube começaram a aparecer online, a polícia austríaca está investigando Jajcaj novamente. Eles estão checando os túmulos na tentativa de encontrar algumas evidências de que as próteses de Johann Strauss e Johannes Brahms foram de fato removidas.
Desde então, autoridades começaram a checar os túmulos de Ludwig van Beethoven, Franz Schubert e Arnold Schoenberg, informou o Telegraph.A pena para esse tipo de crime vai de seis meses a 10 anos de prisão. “Eu espero que venhamos a conseguir acusá-lo de roubo, e também por ter perturbado a paz dos mortos e outros crimes relacionados”, disse Thomas Vecsey, do Ministério Público de Viena, de acordo com a ABC News. Mas o fato de ele não ser austríaco e não morar na Áustria acaba complicando em muito as coisas.
Um caso parecido também aconteceu em Uopini, na cidade toscana de Monteriggioni. Um homem de 50 anos de idade, que trabalhava para um empreiteiro de cemitério, supostamente roubou os dentes de um corpo enquanto eram realizadas as atividades de exumação.
Mas no dia em que aconteceu o roubo, a polícia estava à força, realizando verificações aleatórias pela cidade. Quando o homem foi de casa para o trabalho, acompanhado por um colega, a polícia de trânsito parou o carro e pediu para verificar os documentos dos dois passageiros.
Depois que outras verificações foram feitas ali mesmo, os dentes foram encontrados envoltos em um lenço no bolso da calça do homem. Ele tentou se explicar afirmando que havia encontrado os dentes no chão, mas foi detido pela polícia local.