Agora é Lei! Pais podem faltar no trabalho para levar o filho ao médico

Agora a lei está do lado dos pais que precisam faltar ao seu trabalho para levar o filho a uma consulta de rotina ou emergencial.

Só que tem filho sabe o quanto é complicado cuidar deles quando se trabalha, as crianças precisam de cuidados, pois eles precisam de nós adultos para tudo, principalmente quando ocorre de ficarem doentes.

Quando isso ocorre as coisas ficam um pouco mais difícil, pois eles precisam inteiramente de cuidados, e nós pais queremos estar o tempo todo ali monitorando e cuidando de nossos pequenos.

Mas as coisas ainda podem se tornar ainda mais complicadas quando os pais cria sozinho os seus pequenos, pois quando acontece das crianças ficarem doentes, eles precisam ser virar nos 30 para cuidar da criança e ainda trabalhar.

PUBLICIDADE

Muitos pais solos acabam precisando se ausentar do serviço para acompanhar o filho no hospital ou durante um tratamento, e com isso acabam “perdendo” muita coisa, pois infelizmente não tem com quem contar nesse momento.

Dessa maneira muitos pais acabam levando os filhos consigo para o trabalho, o que na maioria das vezes não é aceito pelo patrões, ou acabam recorrendo a uma pessoa mais próxima para cuidarem de seus pequenos.

Essas duas opções são bem complicadas, mas na maioria das vezes é complicado, mas não há outras opções que possam ajudar nesse momento, ainda mais quando precisam faltar do trabalho para ter que levar o filho no médico.

PUBLICIDADE

A boa noticia é que no Brasil, foi criada uma lei onde dá direito aos pais de se ausentar do seu serviço, se caso houver necessidade de levar seus filhos ao hospital.

Essa lei foi posicionada para que os pais não precisem perder o dia de serviço, ter desconto em seu serviço, ou até mesmo ficarem sujeitos a demissão, já que a maioria dos pediatras atendem no horário comercial.

A lei de número 13.257/2016 foi aprovada no ano de 2016 e assegura que os pais que possuem filhos de até 6 anos de idade, possam ter o direito de se ausentar do serviço, sem que precise ser subtraído do seu salário, quando houver necessidade de levar seus filhos a atendimento médicos de emergência.

Essa lei também garante o direito ao homem que possui uma companheira gestante, de poder ir nas consultar pelo menos até 2 dias para fazer o acompanhamento de exames de pré natal.

Os pais também possuem plenos direitos de aumento na licença maternidade, que era de apenas 5 dias, agora chega ser de 20 dias, e as mães também poderão usufruir de 6 meses de licença, o ideal para a amamentação adequada do bebê.

Mas um detalhe muito importante, para que os pais possam desfrutar de todos esses benefícios, é importante que a empresa onde você esteja empregado, faça parte do programa Empresa Cidadã.

Essa lei pode ser de grande beneficio para muitos pais, além de proporcionar uma segurança maior, pois não irão mais precisar se preocupar em ser despedido do emprego se caso precisarem levar o filho no médico.

Sem contar que ela possibilitará que os pais possam ter o prazer de acompanhar momentos importantes do decorrer do desenvolvimento da criança, e para os pequenos que poderão ficar mais tempo ao lado da mamãe curtindo o período da amamentação.

Infelizmente nos dias atuais são bem poucas as empresas que estão fazendo parte de programa, já que com isso acaba ocasionado uma tributação de grande proporção.

Na maioria das vezes as empresas de grande porte são as que declaram imposto referente ao lucro e fornecem esse maravilhoso beneficio a seus funcionários.

Se você trabalha em uma empresa de grande porte, procure saber se ela faz parte do programa Empresa Cidadã, e faça valer os seus direitos como Mãe ou Pai, é um beneficio que pode te ajudar muito.

 

 

PUBLICIDADE

Escrito por Margareth Santos

Gosto de dedicar uma parte do meu tempo levando noticias e informações através de matérias relacionadas a tudo, inclusive de saúde, culinária, famosos e do mundo da maternidade.