Centro tecnológico fica em unidade do Cefet em Belo Horizonte – Reprodução / Record TV Minas
Um projeto do Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), em Belo Horizonte, promete mudar a destinação de carros que não têm mais condições de uso. Em um centro de reciclagem montado na faculdade, os alunos e professores conseguem preparar até 90% da estrutura dos veículos para serem reaproveitados.
No centro de pesquisa montado na unidade que fica no campus II, no bairro Nova Gameleira, na Região Oeste da capital mineira, são retirados fluídos como óleo e combustível a gás. Em seguida, os carros são enviados para uma máquina, onde as peças são removidas, deixando apenas a carcaça.
Segundo o professor Itamar Lúcio, a ideia é conseguir enviar estes produtos de volta ao mercado. Além de minimizar o impacto no meio ambiente, a ação pode ajudar a combater o desmanche de veículos e o comércio ilegal de peças, uma vez que os objetos terão destinação correta.
— É uma atividade complexa. Em geral, o comércio de peças usadas, em princípio, tem um ingrediente de certa irregularidade.
A UPRA (Unidade Piloto de Reciclagem Automobilística) é o primeiro centro tecnológico da América Latina voltado para reciclagem de carros com tecnologia avançada e rastreabilidade de todos os materiais e peças recuperadas dos veículos.
Para iniciar o projeto, a faculdade recebeu doações de alguns veículos sem uso de uma fabricante de automóveis e uma universidade particular. A partir dos experimentos, a equipe pretende incentivar este tipo de mercado no Brasil.
— A gente assinou um convênio com o Governo do Japão para implementar esta unidade piloto e incentivar ações como esta no país.