Aprenda a fazer remédios caseiros através de ervas medicinais

Ana Pastoril, agrônoma e paisagista, da Gama Fresca, um vaso comum ou em canteiros de hortas ou até mesmo em jardins, você pode cultivá-las. “Basta preparar o ‘terreno’, removendo pedras, sujeiras, raízes secas ou plantas que não esteja mais cuidando.

Sucos pra acalmar, xaropes, infusões cicatrizantes e compressas são os mais comuns remédios que você pode preparar em casa com ervas medicinais. Ter uma horta é algo mais simples e fácil que parece. Segundo Ana Pastoril, agrônoma e paisagista, da Gama Fresca, um vaso comum ou em canteiros de hortas ou até mesmo em jardins, você pode cultivá-las. “Basta preparar o ‘terreno’, removendo pedras, sujeiras, raízes secas ou plantas que não esteja mais cuidando. Logo após é bom dar uma arejada no solo, remexendo pelo o menos em uma profundidade de 15cm”, ensina Pastoril.

É também indicado por Ana adicionar adubo animal curtido e composto orgânico, irá garantir uma boa nutrição e crescimento das plantas. “Muito importante que seja escolhida plantas ao colocar no mesmo canteiro, que necessitem de mesma umidade e iluminação”, deu a dica.

Regar é importante para aderir às misturas ao solo para que tenha uma boa aderência, permitindo que também que a água vá até as raízes é de suma importância.

PUBLICIDADE

Segue abaixo 8 tipos comuns de ervas medicinais para ter em sua casa.

 

Malva

Infusão para cicatrizar. Muito eficaz ao gargarejar quando houve dor de garganta e bochechar em casos de gengivite. Dica: Ferva 1 xícara com água, apague o fogo e coloque 1 colher de sopa com a planta fresquinha. Deixe a infusão por 10 minutos em descanso, usando ainda morna.

PUBLICIDADE

Capim-limão

Calmante e ajuda na digestão. Dica: Faça 1 litro de limonada (água, açúcar a gosto, suco espremido de 2 limões), coloque 1 xícara de chá do capim-limão. Bata e coe por 2 vezes, retirando excesso de fibras.

Guaco

Excelente xarope broncodilatador e expectorante, controle da tosse. Dica: Derreta 200 gr de açúcar com cravo, um limão (cortado em 4 com casca) e canela. Junte 500 ml de água junto de 7 folhas de guaco. Apague o fogo e acrescente 1 colher de sopa com camomila. Coe e tome 1 colher duas vezes ao dia.

Hortelã

Refrescante e contra enjôos. Dica: coloque 1 maço com hortelã, rodelas de limão-siciliano e laranjas com 1 litro d’água.

Boldo

Água digestiva, bom contra problemas hepáticos. Também realça a pele, ao ser consumida 1 semana. Dica: ½ copo d’água gelada, uma folha grande do boldo. Deixe repousar por 10 minutos antes do consumo.

Melissa

Calmante infusão. Dica: 1 litro de água fervida apague o fogo e coloque 2 partes com capim-limão, 1 de melissa e ½ de manjericão. Aguarde 10 minutos e consuma.

Arnica

Ideal no alívio de dores e contusões e torsões. Dica: em 100 ml de álcool coloque 20 gr de arnica e deixe curtir por 10 dias. Coloque em uma garrafa e, quando precisar, dilua em ½ litro d’água. Passe no local da dor. Não deve usar em feridas abertas e machucados.

Poejo

Calmante em compressa, bom contra insetos. Dica: lave as folhas de poejo e ponha nas picadas. A planta alivia a coceira.

 

PUBLICIDADE

Escrito por News Report

Colunista de notícias, visando levar a informação à leitores diversos, através da internet, mídias sociais, redator de plataforma em diversos assuntos.