Atenção pais: “Menina de 4 anos quase perde a visão por exposição exagerada ao celular

Nos dias de hoje, onde quase tudo é feito pelo celular, fica cada vez mais difícil ficarmos sem o uso dos aparelhos, mais difícil ainda, mantermos nossas crianças longe desses aparelhos.

Mesmo sabendo o quanto isso é prejudicial para a saúde de nossos olhos, não damos tanta importância quanto deveríamos.

Especialista afirmam que o uso excessivo de celular ou outros aparelhos eletrônicos prejudicam a saúde dos olhos, podendo ainda levar a cegueira.

PUBLICIDADE

Mesmo diante da correria do dia a dia, precisamos pensar numa forma de deixar nossas crianças longe do uso excessivo desses aparelhos.

Muitas vezes é comado deixarmos as  crianças no celular, para evitar choro, ou para conseguirmos fazer algumas tarefas do dia a dia.
Mas saiba que isso não é uma alternativa aconselhável, veja essa história que quase teve um final triste.

Uma criança da Tailândia quase ficou cega pela uso exagerado do celular. Muitos pais ignoram os riscos desse ato e permitem que suas crianças passem horas e horas na frente do celular, tablets ou computadores, mas medicos reforçam que consequências podem ser seríssimas.

PUBLICIDADE

A menina tailandesa ficava horas com o aparelho e acabou desenvolvendo ambliopia, problema conhecido como “olho preguiçoso”, e precisou passar por uma cirurgia reparadora.

Olho preguiçoso é o desvio ou o desalinhamento do olho que pode causar também o estrabismo.

A menina tailandesa foi diagnosticada com ambliopia, também conhecido como “olho preguiçoso”, e precisou passar por uma cirurgia reparadora.
Olho preguiçoso é o desvio ou o desalinhamento do olho que pode causar também o estrabismo. A criança precisou passar por uma cirurgia de correção do problema, os médicos proibiram o uso excessivo do celular e até da televisão para evitar problemas piores.

Os especialistas recomendam que o máximo que os pais podem deixar seu filho mexendo no celular ou em outro aparelho seria de uma a duas horas no máximo, assim os risco dessa criança desenvolver alguma dessas doenças que podem até causar a cegueira, é bem menor, do que aquelas que passam horas e horas com celular nas mãos.

Para crianças entre 2 e 5 anos, o tempo recomendado é ainda menor, de apenas uma hora por dia, para prevenir problemas no futuro.

O alerta é válido.

Os pais devem ficar alertas à alguns desses sintomas:

– secura nos olhos

– ardência

– lacrimejamento

– vermelhidão

– miopia

Qualquer desses sintomas decorrentes de uso excessivo de celular, ou outros aparelhos, o médico deverá ser consultado.

 

PUBLICIDADE

Escrito por Carla Juliana

Redatora no site noticiaviva.com. Apaixonada por gatos. Uma pessoa simples e muito bem humorada. Contato: [email protected]