O Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, fez uma promessa com a qual o governo iria se comprometer com a conclusão nesta semana, a analise do auxilio emergencial, que alcança cerca de 17 milhões de brasileiros que solicitaram o beneficio no mês de abril. Essas pessoas ainda aguardam o resultado, e não sabem se terão direito ou não ao beneficio.
O ministro ainda disse, que as pessoas que tiverem a aprovação do auxilio, nesse grupo dos trabalhadores que se inscreveram no mês de abril, a expectativa é que estes poderão receber o beneficio já na próxima semana.
Mencionou que na noite desta quinta-feira, a homologação da analise dos cadastros foram fechados em 17 milhões de CPFs.
Todas as pessoas que solicitaram o beneficio no mês de abril, já conseguiram ser avaliados.
Lorenzoni anunciou isso em uma coletiva de imprensa, que foi realizada no Palácio do Planalto. A resposta da solicitação de muitos virá, só depende da divulgação dos resultados realizado pelo próprio banco.
O beneficio do auxilio emergencial já foi concedido há mais de 50 milhões de pessoas. Mas, de acordo com os dados, 19 milhões de pessoas que solicitaram o beneficio através do site, ou do aplicativo da Caixa, ainda não sabem se poderão contar com esse recurso, que foi criado inclusive para ajudar as pessoas que mais foram afetadas por essa nova crise que a nova doença trouxe ao país.
Cerca de 13 milhões de pessoas tiveram o beneficio classificado como inconclusivo, isso logo quando o programa teve o seu lançamento, no dia 7 de abril. Os beneficiários relataram ter problemas no sistema da Caixa, onde os dados registrados não conseguiram ser alterados. Alem do sistema excluir automaticamente o numero 0 do CPF.
Onyx ainda disse que nem todas as pessoas desse grupo dos 17 milhões que solicitaram irão receber de fato o beneficio. Apenas 8 milhões de pessoas serao aprovadas, e o restante será reprovado por não se encaixarem nos critérios do programa.