Um avião monomotor caiu no bairro Caiçara, em Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (21). O grave acidente que deixou vítimas fatais aconteceu por volta das 8h e o cenário no local após o fato é de total destruição.
No avião estava o piloto, Allan Duarte, de 29 anos, e ao menos mais um passageiro. A aeronave tinha capacidade para transportar até quatro pessoas. O ocupante do monomotor morreu. O piloto sobreviveu ao acidente, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e está internado no Hospital João 23.
De acordo com o pai de Allan, Deusdete Duarte, o estado de saúde do filho é grave. Em entrevista ao R7, ele contou que o piloto está no centro cirúrgico do hospital e respira com a ajuda de aparelhos.
As informações que chegam do hospital é a de que Allan tem cerca de 90% do corpo queimado. O avião estava com o tanque de combustível cheio. Ele partia de Belo Horizonte com destino a cidade de Ilhéus, na Bahia.
O avião modelo SR20 foi fabricado pela Cirrus Design no ano de 2007. Com 12 anos de uso, é considerado novo para a aviação. O avião tem um sistema de paraquedas que pode ser acionado pelo piloto em casos de acidente.
Ainda não há certeza se o equipamento foi utilizado. O paraquedas, porém, foi encontrado aberto próximo ao local do acidente. O avião caiu a cerca de dois quilômetros de onde decolou.
Além do ocupante da aeronave, que morreu na hora, mais duas pessoas que estavam em solo morreram: um motorista de carro que passava pelo local e um pedestre. Duas pessoas ficaram feridas no momento do acidente e foram encaminhadas a unidades de saúda da região para receberem atendimento médico.
O acidente foi filmado e imagens circulam pelas redes sociais. Em um dos vídeos, filmado da casa de um apartamento próximo do local, é possível ver a fumaça negra que se formou após o acidente.
https://twitter.com/lauanakabanna/status/1186241071338184704/
Os aviões são um dos meios de transportes mais seguros que existem, mas as aeronaves de porte menor se envolvem em muitos acidentes. Foi uma delas, por exemplo, que caiu e matou o cantor Gabriel Diniz, neste ano.