O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quarta-feira (17) enquanto estava na Argentina que seu governo vai anunciar ainda essa semana os detalhes sobre a liberação de saques de contas ativas do FGTS e do PIS PASEP.
O presidente falou durante uma entrevista coletiva que foi concedida em Santa Fé, cidade da Argentina onde o presidente esteve presente para participar da 54º Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul.
Paulo Guedes já havia informado na véspera a liberação na intenção de tentar reaquecer a economia. Guedes havia dito que o objetivo do governo é liberar 42 bilhões com os saques do FGTS e mais 21 milhões com o PIS PASEP.
O presidente afirmou que a intenção da liberação é uma injeção na economia e que o anúncio será feito ainda essa semana.
Paulo Guedes já havia dito anteriormente que o governo estava estudando a possibilidade de liberar esses recursos para os trabalhadores, na época o Ministro da Economia também disse que a possibilidade estava sendo avaliada para movimentar o mercado e a economia. A notícia deixou os trabalhadores bastante animados.O calendário da liberação segue a data do aniversário como foi feito nas contas inativas e os trabalhadores que já fizeram aniversário assim que o benefício for liberado já tem direito.
O ministério da economia deve permitir que os trabalhadores saquem até 35% do recurso das suas contas ativas. De acordo com especialistas a economia já começa a dar sinais de recuperação.
Para consultar o saldo do fundo de garantia do Trabalhador social FGTS o interessado deve acessar a internet, ou por aplicativo pessoalmente na agência da Caixa Econômica Federal. Até o momento não foi dado nenhuma informação sobre as contas inativas.
O FGTS ativo está vinculado ao contrato de trabalho que ainda existe, a empresa que a pessoa trabalha no momento. A conta inativa é aquela criada após o trabalhador deixar o emprego por demissão por justa causa ou por pedido de demissão.
Para acessar a internet e consultar o saldo Acesse o site do FGTS na aba extrato onde é preciso preencher com NIS (PIS/PASEP), CPF ou e-mail, além da senha cadastrada.