Desenvolvida pela Universidade de Oxford, a vacina contra a covid-19 será testada no Brasil durante 3 semanas, em cerca de dois mil brasileiros. Os testes serão conduzidos no estado do Rio de Janeiro e São Paulo. É o primeiro país fora do Reino Unido que já vai começar a testar a eficácia dessa nova imunização contra o coronavírus.
A rede DO’r será a responsável pela realização dos testes em mil voluntários no estado do Rio de Janeiro, com um custo de cerca de R$5 milhões que são bancados pela rede e sob a coordenação do Instituto DO’r. O país que havia sido deixado de fora nessa corrida pela vacina agora pode se ter uma esperança.
A mesma coisa ira acontecer no estado de São Paulo, com cerca de mil voluntários que serão conduzidos pelo (Crie) Centro de Referencia para Imunológicos Especiais, com o financiamento da Fundação Lemann.
Um dos pesquisadores da equipe do Idor, o Antonio Carlos Moraes, que ficou responsável pela linha de testes no Rio, informou que o seu grupo já esta se preparando para algo que deve ter a duração até a ultima semana do mês de junho, com a aplicação da imunização nos voluntários e a triagem.
As pessoas que irão participar dos testes de imunização, antes deverão ser submetidos a realização de testes para confirmar que os mesmos não foram infectados pela nova doença, e assim então poder seguir com esse experimento.
O pesquisador dos testes, explicou que durante esta aplicação com duração de três semanas, e após isso, os voluntários terão acompanhamento de sua equipe com a duração de um ano. E durante este período, eles irão por 5 vezes ao centro de investigação, onde deverão passar por consultas, e fazer a coleta sanguinea e ter o material examinado para os possíveis efeitos colaterais.
Via: g1.globo.com