A Defesa Civil, hoje pela manhã confirmou aos moradores que nos municípios do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte de Santa Catarina, haviam registrado um primeiro acontecimento de chuva escura, que foi causada justamente por causa da partículas de fumaça que foram causadas pelo incêndio do Pantanal.
A chuva no qual de forma rara foi escura, aconteceu nesta quinta-feira dia (17). No qual os locais que ocorreram ainda não foram todos confirmados e detalhados.
O acontecimento tem sido registrado no estado que se faz vizinho ao Rio Grande do Sul, que acabou ocorrendo nesse inicio de semana, e tem grandes chances de ocorrer no estado de São Paulo, no qual a fumaça foi decorrente do incêndio que ocorreu na região do Pantanal, e acabou sendo percebida exatamente nesta sexta-feira dia (18) de setembro.
A Defesa Civil afirma que a fumaça acaba diminuindo tanto a qualidade da água coletada da chuva como a do ar. Os órgãos dos estado fez algumas recomendações as pessoas de Santa Catarina, que fazem a utilização de cisternas, que inclusive são bem comuns e populares nas comunidades rurais.
A fumaça tem sido percebida a alguns dias pelos moradores da Santa Catarina, e ela tem persistido a alguns dias, no qual tem sido acompanhado de forma constante pela Defesa Civil utilizando imagens feitas por satélite.
Segundo o especialistas meteorologista, a fumaça acaba sendo mais notada ao nascer e fim do dia, pois o sol acaba ficando com tons mais alaranjados, mas eles ainda explicaram como ocorreu a contaminação da chuva; A chuva acaba fazendo um serviço em todo os céus, no qual ela e responsável por trazer tudo que tem, inclusive as partículas de fumaça que estão em toda superfície.
Via: g1.globo.com