Desde o início da semana já foram mais de 276 mortos só no estado de Santa Catarina, ambas as vítimas por conta de Covid. O caso deixa especialista em saúde surpresos com o grande aumento desde o início da pandemia.
Em todo o período, o estado sudoeste registra recordes em pessoas contaminadas. Na última quarta deste mês, o governo confirma mais de 33 mil pessoas em tratamento contra Covid. E de acordo com à escalada cada vez mais estaremos sujeitos a mais casos.
Isto por que em reportagem no estado de Santa Catarina foi possível analisar festas, praias ainda mais lotadas e até bares com descumprimento da lei, com isto o caso de pessoas repassando a doença triplicou. Assintomáticos ainda são os mais perigosos.
O caso chega a se refletir também no estado do Rio de Janeiro, desde o início da pandemia a polícia Civil e militar vem fechando cada vez mais bares e festas noturnas. De acordo com a OMS todos estes estabelecimentos são fatores que potencializam a propagação da doença.
Especialistas ainda relatam que não será apenas idosos e pessoas com problemas cardiorrespiratórios que podem vir a óbito pela doença, mas qualquer sujeito de qualquer idade e raça. “Não há cartão de imunidade”.
Mesmo com decretos oficiais de que o número de pessoas nas ruas fosse diminuindo muitos até chegaram a cumprir durante as 3 primeiras semanas, mas no decorrer dos meses tudo foi voltando a ficar “fora de ordem”.
“Enquanto a doença for tratada como política e não técnica o número de pessoas mortas pela doença irá aumentar cada vez mais”. Comenta professor especialista na área da saúde “Botelho”.
Via: g1.globo.com