Começa nesta segunda-feira, dia 29 de junho, a nova onda de pagamentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O governo informa que aproximadamente 60 milhões de brasileiros que trabalham duro todos os dias vão ser beneficiados.
Essas pessoas vão receber o valor de 1045 reais em meio a pandemia do novo coronavírus. A ideia do governo é ajudar neste momento em que milhares de brasileiros enfrentam diversas dificuldades causadas pelo vírus.
Porém, o dinheiro não será pago aos montes para todos. Um processo de escalonamento será utilizado para o pagamento do FGTS. Nesta segunda-feira, dia 29 de junho, apenas os brasileiros que possuem o direito de receber o FGTS e que nasceram no mês de janeiro serão beneficiados.
O tempo de pagamento entre os meses é de uma semana. Em cada segunda-feira um mês diferente será pago.
A Caixa Econômica federal já se pronunciou sobre o assunto e afirmou que nesta segunda, dia 29, quase 5 milhões de brasileiros serão pagos. O dinheiro liberado para este pagamento é de pouco mais de 3 bilhões de reais.
O trabalhador que ter o direito de receber o FGTS será enquadrado nas mesmas regras de quem está recebendo o novo auxílio emergencial criado pelo governo. O dinheiro será depositado em uma conta digital.
O saque em espécie não vai estar disponível no primeiro momento. O valor de 1045 reais pode ser usado para pagar contas ou realizar compras online no aplicativo do Caixa Tem.
Vale lembrar que o dinheiro precisa ser utilizado de alguma forma pelo beneficiado até o dia 30 de novembro, data em que o valor voltará para o FGTS em caso de inutilidade. Caso o trabalhador não queira utilizar no momento, precisa informar a Caixa com antecedência.