Como o Japão conseguiu controlar o surto do coronavírus sem isolamento social? Especialistas ficam intrigados

País parece ter disseminação limitada da covid-19, apesar da proximidade com a China, grande densidade demográfica e alto número de idosos. A experiência japonesa pode servir de lição ao resto do mundo.

Como o Japão conseguiu controlar o surto do coronavírus sem isolamento social está deixando especialistas intrigados

No Japão, deve sair do estado de calamidade brevemente. Com casos de pessoas contraídas com covid-19 não passando de algumas poucas dezenas. Como o país conseguiu tamanha conquista ignorando o procedimento adotado por diversos outros países (Isolamento Social) está deixando especialistas em todo globo intrigados.

O Japão não decretou nenhuma ordem para restringir a circulação das pessoas e fechamentos dos comércios, restaurantes e barbearias estão tendo seu funcionamento normalizado.

PUBLICIDADE

O país se quer tem um plano de controle contra a doença, em países vizinhos houve campanha de testes em pessoas para averiguar se estão ou não com a doença. No Japão realizou sim testes, mas não chegou a ser 0,2% de sua população.

Mesmo havendo a possibilidade de outra onda de infecção mais agravante, o país deve deixar o estado de emergência em algumas semanas. Um dos estados com maior índice populacional está deixando o estado de emergência, Tóquio e outras 4 regiões.

Um professor de uma Universidade em Waseda comentou a imprensa,” Só de olharmos para os dígitos de pessoas que vinham a falecer em todo Japão dá a entender que obtivemos sucesso contra a covid-19″.

PUBLICIDADE

Especialistas japoneses estão rebatendo na “internet” sobre “não terem um centro de controle de doenças”. Os mesmos ainda dizem que o fator que ajudou o Japão a ter um controle sobre a doença foi que ao apresentar um número crescente de pessoas sendo infectadas no início de janeiro deste mesmo ano fizeram com que eles tivessem uma medida protetiva com seus cidadãos.

Vale lembrar que o continente Ocidental ficou sabendo sobre a doença 2 (meses) depois da sua primeira onda de infecção no continente Asiático. Com base nisto podemos dizer que nesse período houve festas comemorativas em diversos locais do Brasil dentre eles o querido Carnaval.

PUBLICIDADE

Escrito por Melissa Lopes

Trazendo "De tudo um pouco" por aqui. Relacionamento, curiosidades, notícias, receitinhas que amamos! Seja bem vindo!