Relacionamentos não são fáceis, é como jogar vídeo game, existem muitas fazes, entre elas, algumas mais fáceis e outras extremamente difíceis.
A verdade, é que nem sempre tudo será flores, existem momentos em que vem aquela vontade louca de jogar tudo para o ar, e neste momento, é preciso parar, respirar fundo e refletir, afinal, uma história não se constrói em dias, tão pouco apenas de alegrias.
Com o passar do tempo, é normal que as coisas mudem, que a rotina deixe tudo muito igual e automático, mas, existem alguns sinais que os parceiros emitem, de que já não estão mais, tão afim de seguir adiante.
Não vamos generalizar, porque, cada pessoa tem seu modo de agir, mas estas são as queixas mais ouvidas em consultórios de terapia.
1. Mudanças noturnas
Os especialistas garantes que a posição em que o casal dorme revela a situação em que está o relacionamento. Normalmente, quando algo não está bem, o casal dorme afastado, está é uma atitude que afeta principalmente as mulheres quando estão insatisfeitas ou cansadas emocionalmente.
2. Silêncio se torna hábito
Não é à toa que as mulheres têm a fama de gostar de discutir o relacionamento, a famosa ‘DR’ que os homens tanto temem, na verdade, é um sinal de que elas ainda se importam com a relação e buscam uma solução.
No entanto, quando elas se cansam, o homem passa a ouvir rotineiramente, frases do tipo ‘não quero falar sobre isso’, o que indica que aparceira está fechada e sem interesse. No mais, quando o casal discute sobre os problemas, conversam mais, ou até mesmo chegam a brigar, mostram que o relacionamento ainda pode prosperar, do contrário, pode ser um sinal de que o fio está para se romper.
3. Perde o contato físico
Ao iniciar um relacionamento, as demonstrações de carinho acontecem de forma natural a todo momento. São pequenas carícias como o beijar, abraçar ou apenas segurar as mãos dos parceiros, que mostram que existe afeto e intimidade.
Quando isto vai se acabando ou ficando cada vez menos frequentes, é bom parar e ficar atento. É indispensável que exista estes laços para manter o relacionamento vivo.
4. Viver separados mesmo estando juntos
Parece complicado, afinal é normal que os parceiros queiram ter um pequeno momento para si, e é importante que isto aconteça, porém, o estranho ao qual devemos estar atentos, é na frequência com que isto ocorre.
Analisar a falta de assunto entre o casal, os passeios nos quais um não inclui mais o outro, perceber que estar com outras pessoas é mais legal do que com o parceiro, mudam-se os planos e prioridades e elas ficam cada vez mais individuais. Se está em excesso, fique alerta para algo que não está nada bem.
5. O único assunto em comum são filhos e casa
Claro que discutir a educação dos filhos, participar completamente e estar a par de tudo é importante para uma família, mas, este não deve ser o único assunto que o casal tem em comum.
É bom refletir sobre seu casamento, qual foi a última vez que você e seu companheiro conversaram sobre a vida, os planos, sonhos e até sobre seus sentimentos? Mantenham a intimidade do casal, isto é fundamental.
6. Comentários que magoam
As pessoas tendem a ficar verbalmente agressivas quando estão chateadas ou insatisfeitas com alguma coisa, é a maneira que elas usam para jogar para fora o que as estão tirando a paz.
Saiba que se isto ocorre em sua casa, a rotina de antes era cheia de palavras carinhosas, ela fazia tudo com carinho, mas agora, sua esposa fica cutucando, mandando indiretas que te magoam sem se preocupar que isto vai acontecer, é um alerta de que ela está cansada do relacionamento.