Conheça a história de superação da “menina bola” – hoje, ela é uma desportista milionária

A Menina Bola é um exemplo de superação e luta. Uma prova viva e preciosa de que a vontade é a coisa mais forte da vida. Compartilhe para espalhar essa mensagem maravilhosa!

m 2000, quando tinha apenas quatro anos, Qian Hongyan perdeu as duas pernas em um trágico acidente de carro na Província de Yunnan, na China e hoje, aos 20, tornou-se campeã dentro e fora das piscinas .

Filha de uma família pobre, que produzia e vendia seda, a garotinha tinha poucas condições de conseguir assistência e teve de lidar com o improviso para poder se locomover. Impossibilitado de comprar próteses para a filha, o pai de Qian improvisou uma bola de basquete, que passou a servir-lhe de apoio, evitando que seu corpo tocasse o solo diretamente. Depois disso, todo o mundo a chamava de “Menina Bola”

PUBLICIDADE

Sua imagem, com a bola na parte inferior de seu corpo, se tornou viral na internet. Muitas pessoas começaram a fazer doações para que comprar uma prótese para a menina.

Cinco anos mais tarde, Qian virou o centro de um debate sobre deficientes na China, país que normalmente evita tratar da questão, após ter sido fotografada andando sobre a bola. A imagem mobilizou os chineses e ganhou destaque em diversos veículos de comunicação estrangeiros.

PUBLICIDADE

A partir deste momento, a vida da menina começou a mudar e a chinesinha conseguiu receber uma prótese. Qian disse que começar a usá-la não foi fácil, mas ela era persistente e não desistiu até conseguir o maior dos seus sonhos: andar. Mas a pequena lutadora também revelou que queria aprender a nadar. Com grande esforço e tenacidade, ela não só aprendeu, mas conseguiu se qualificou para o Campeonato Nacional de Jogos Paraolímpicos em 2009.
Primeiro, vieram as próteses das pernas, conquistadas por meio de doações. Depois, ela completou o ensino básico e passou a se dedicar à natação. No começo, ela não via maneiras de prosseguir no esporte. “Não havia meios de conseguir boiar na água sem as pernas”, disse ela em entrevista ao China Daily.

Em 2009, ela passou a colher os frutos de seu esforço. Campeã na vida, Qian se tornou também uma estrela das piscinas. Naquele ano, conquistou o campeonato nacional de natação paraolímpica em sua categoria. Qian se preparava para disputar os Jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012, quando seu pai morreu.

Fora da equipe chinesa que foi à disputa, decidiu voltar para casa e deu uma pausa no esporte.

Decidida a brigar por mais medalhas, voltou a treinar e, em setembro do ano passado, de acordo com o jornal britânico Daily Mail, Qian levou a medalha de ouro nos 100 metros nado peito nos Jogos Paralímpicos de Yunann.

Qian confessa que o seu caminho não foi fácil, mas o segredo não é desistir. E a vida lhe recompensou por isso. Agora, Qian recebeu um protótipo de pernas que parecem verdadeiramente reais.

A Menina Bola é um exemplo de superação e luta. Uma prova viva e preciosa de que a vontade é a coisa mais forte da vida. Compartilhe para espalhar essa mensagem maravilhosa!

 

PUBLICIDADE

Escrito por Carla Juliana

Redatora no site noticiaviva.com. Apaixonada por gatos. Uma pessoa simples e muito bem humorada. Contato: [email protected]