A região de Cuiabá atingiu cerca de 2 recordes já registrado nos últimos tempos em apenas em um curto período de 3 horas nessa última quarta-feira do dia 30 de setembro. Exatamente no horário das 14h a capital constatou 43,7°C. Mas no horário 17h ainda os termômetros do órgão Nacional de Meteorologia (Inmet) notificaram que estava em 44°C, presenciando um novo recorde de temperatura desde 1910, quando foi iniciado os registros de temperaturas.
Os registros de calor são realizados na sombra, no interior de um abrigo de madeira. Informa o Inmet, em termômetros de rua, as medições atingem até 50°C.
O órgão que monitora a temperatura da região falou que até domingo dia 4 de outubro as temperaturas devem permanecer no patamar de 40°C e 43°C. Toda a localidade vem passando um momento histórico por causa das altas temperaturas extremas. O calor foi semelhante ou superior do que 40°C em 19 dos 29 dias de setembro.
Entre esses 7 dias foram com temperaturas a cima de 42°C em Cuiabá. Os climatologistas e um professor em meteorologia da Faculdade Federal de Mato Grosso (UFMT) conhecido por Rodrigo Marques falou sobre o motivo dessas temperaturas tão elevadas.
”Temos uma condição que eleva, no nível médio, na chamada troposfera, um platô conhecido como anticlone que sopra um ar seco de cima para baixo. Dessa forma esse vento desce, ele se comprime e com isso causa ainda mais calor, conta ele.
As regiões de Cuiabá continuam sem previsão de chuva até o dia 15 de setembro. Informou o Inmet, mas podem surgir chuvas rápidas e isoladas.
Outro fator que contribui esse calor é as Queimadas
Se não bastasse as altas temperaturas, moradores da capital também vem sofrendo com a fumaça das queimadas chegando do Pantanal e mais o tempo super seco.
Em toda a localidade a umidade relativa do ar estar permanecendo entre 10% e 25% no decorrer das próximas semanas. Todos os dias desde o inicio das queimadas o Céu da cidade acorda totalmente coberto pela fumaça que acaba também estragando a saúde e o bem estar das pessoas.
Via: g1.globo.com