Um homem, identificado como Jan, decidiu encerrar seu casamento depois de descobrir que a esposa era uma mulher trans (ou seja, havia nascido homem). Jan conheceu Mônica em sua própria casa, a mulher indonésia trabalhava para ele como Au Pair.
O programa consiste em intercâmbio cultural em troca de serviços de babá. Jan era casado e depois de algum tempo acabou se interessando por Mônica.
O homem belga se divorciou e correu com a papelada para se casar com Mônica. Durante o processo burocrático, ele descobriu que os documentos da futura esposa eram falsos mas não se importou e conseguiu resolver a situação para se casar. “Eu a trouxe para a Bélgica. Isso não foi fácil.
Os tribunais belgas tinham sérias dúvidas sobre a autenticidade de seu nascimento e seus documentos de identidade, mas acabaram aceitando de qualquer maneira. Eu pensei que ela era uma mulher atraente, toda mulher. Ela não tinha traços masculinos”, contou depois de descobrir a verdade.
O casamento ia bem e Jan nunca suspeitou de nada, mas as coisas começaram a mudar quando Monica começou a trabalhar fora. Com o novo emprego ela começou a ter hábitos de sair a noite e se vestir com roupas provocativas.
Jan e Monica decidiram não ter filhos, porque Jan já tinha dois filhos do casamento anterior. Ele conta que Monica usava absorventes e fingia menstruar, todo mês. O relacionamento da família era bom, até que ela começou a sair toda noite.
Jan ouviu boatos e seus filhos também, até que um dia ele encontrou uma troca de mensagens entre Monica e outro homem e decidiu confronta-la. “Eu a coloquei contra a parede e disse: ‘agora eu sei a verdade. Você é um homem?’ Ela então anunciou que nasceu menino e que havia sido operada.
Ela agora era uma mulher e, portanto, não precisava me contar sobre seu passado como homem. Meu mundo entrou em colapso. Aquela noite foi intensa. A polícia foi chamada”, contou. Com a descoberta, ele tenta agora anular o casamento com Monica. Jan afirma que se sente enganado e manipulado, mas a corte belga não vai permitir que ele expulse a mulher de casa.
O caso aconteceu em 2012 mas voltou a ser notícia na internet.