Desde o inicio do isolamento social, um dos assuntos que mais foram debatidos foi o aumento da criminalidade em vários estados do país.
Já no estado do Rio de Janeiro, foram levantados alguns dados onde mostram que crimes contra o patrimônio, incluindo roubos e furtos tiveram uma leve redução.
Conforme declarado pela secretaria de segurança e Ordem Pública de Saquarema, o município teria sido um dos locais que obteve ao contrario de que muitos locais.
Pode ser registrado um grande aumento nos roubos envolvendo estabelecimentos comerciais situados na cidade. Levando em consideração o primeiro trimestre do ano de 2019, não havia registrados roubos desse tipo.
Já em comparação com esse ano de 2020, já foram registrados mais de 7 casos de roubos, isso no mesmo período do ano anterior. Agora os roubos ocorridos nas ruas fazendo comparação com 2019, teve uma queda de 6,6%, um número bem significante.
O policiamento do Proeis teria sido designado, de maneira ostensiva, em locais que possuem maior número de crime, a fim de reduzir os casos.
José Comandante , é o tenente da 4 Cia e a Secretária de Segurança e Ordem Publica, e tem afirma que tem insistido para que as metas possam ser alcançadas, juntamente com a manutenção da ordem pública.
A fim de evitar o número de crimes, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública ampliou o número de vagas no PROEIS, o projeto realizado no município passou a ter 18 policiais todo dia na rua.
Sendo que eles ficam divididos em dois turnos, 10 policiais durante o dia, fazendo a ronda de bicicleta e em mais quatro carros, já durante o período da noite são oito policiais que se dividem em quatro viaturas.
Segundo o Secretário de Segurança, Andrade, eles estão se dedicando a trabalhar duro durante todos oso dias para acabar com a criminalidade, além disso colaborar com a segurança.
Via: odia.ig.com.br