Uma senhora de 74 anos é uma simples proprietária de uma casa da Vila Matilde, localizada na zona Leste de São Paulo. Apesar de humilde, a senhora foi a grande vencedora de um grande prêmio internacional.
Essa é a história da dona Dalvina Borges, uma empregada doméstica com mais de 30 anos nessa profissão. Durante todo esse período de trabalho e muita força de vontade, dona Dalvina conseguiu juntar uma graninha para realizar seu sonho da casa nova. Com todo o dinheiro guardado, a simpática senhora fez uma enorme mudança em sua casinha, quando a mesma estava ameaçando a desmoronar.
Dalvina, já com seus 74 anos de idade, ganhou o Prêmio Internacional Building Of The Years, o ano de 2016. O prêmio é para os mais diversos projetos de construção de todo o mundo. Todos os projetos são avaliados um a um, rigorosamente e o público também vota, elegendo assim, 14 construções, consideradas as mais criativas.
A obra de dona Dalvina foi feitas por três arquitetos, o Pedro Tuma, Danilo Terra e a Fernanda Sakano, que são integrantes do escritório Terra e Tuma arquitetos. Segundo informações cedidas pelos arquitetos, todo o tempo de duração da obra foi de apenas seis meses, o que é de impressionar pelos detalhes e tamanho. A obra findou em 2014, e custou cerca de 150 mil reais.
O arquiteto Pedro Tuma, dá ênfase ao fato de que muitos não procuram arquitetos, porque tem uma ideia pré-concebida de que ficará caro. Ele ressalta que ela haver ganho esse prêmio significa muita coisa, e mostra que com pouco dinheiro também é possível fazer projetos bem arquitetados e bonitos. Quem solicitou o auxilio dos arquitetos foi o filho da doméstica.
Não esqueça de deixar o seu comentário. Ele é de grande importância para toda a nossa equipe e sempre contribui para o diálogo de temas com maior relevância para nossos leitores.