Entenda porque deixar garrafas de água dentro do carro pode ser extremamente perigoso

A maioria das pessoas acha que não há nada de errado em deixar garrafas de água no carro, desde que você não beba. Mas isso não é verdade.

Sabia que deixar garrafas de água dentro do seu carro representa um sério risco? E esse perigo não tem nada a ver com a falta de água para beber. Acredite ou não, aquelas garrafas há muito esquecidas que circulam dentro do seu veículo podem realmente dar início a um incêndio! É isso mesmo, acredite se quiser.

A maioria das pessoas acha que não há nada de errado em deixar garrafas de água no carro, desde que você não beba. Mas isso não é verdade.

A explicação de como vem de um experimento científico comum na infância. Quando crianças, muitos de nós aprendemos a usar uma lupa e os raios do sol para iniciar um incêndio. Bem, a luz refletida pelas garrafas de água do lado esquerdo funciona da mesma maneira.

PUBLICIDADE

Na verdade, o Midwest City Fire Department de Oklahoma realizou um teste. E eles descobriram que os raios do sol ampliados através de uma garrafa de água podem atingir temperaturas de até 250 graus Fahrenheit!

“A luz do sol vai entrar, quando estiver cheia de líquido, e agir como uma lente de aumento, como faria com a óptica regular”, disse o bombeiro David Richardson. “Ele usa o líquido e o material claro para desenvolver um feixe focado e, com certeza, pode realmente causar um incêndio, uma combustão.”

E depois que o funcionário do poder de Idaho, Dioni Amuchastegui, experimentou o perigo em primeira mão, ele quis avisar os outros!

PUBLICIDADE

Dioni estava aproveitando sua pausa para o almoço quando notou algo alarmante. Ele viu a fumaça saindo do console central de seu caminhão.

“Eu olhei e notei que a luz estava sendo refratada por uma garrafa de água e começando a pegar fogo no assento”, lembrou ele.

Dioni conseguiu remover a garrafa de água e evitar danos sérios. Mas se ele não pegasse as coisas quando o fizesse, seu caminhão inteiro poderia ter pegado fogo! E é por isso que ele e outros funcionários são tão inflexíveis em alertar os outros.

Agora assista ao vídeo e veja o perigo que isso pode causar:

Safety Check: Water Bottle in a Hot Car

Did you know that on a hot day, a see through water bottle in your car has the potential to start a fire? Neither did Stations Battery Technician Dioni Amuchastegui.

Posted by Idaho Power on Thursday, July 13, 2017

Eu mesmo não sabia disso, e confesso que depois disso, jamais deixaria uma garrafa com água dentro do meu carro.

PUBLICIDADE

Escrito por Notícia Viva