Uma pesquisa realizada na Califórnia em mais de 5.000 pacientes infectados com a covid-19, mostra que a obesidade é um fator de risco capaz de agravar as complicações da doença, pode ser um aumento de risco de morte de até quatro vezes mais, principalmente em homens com a idade acima de 60 anos.
Cientistas da Califórnia nos Estados Unidos, analisaram os pacientes que tiveram um teste positivo para coronavírus, os obesos dentro desse estudo eram os que tinham maior risco de morte.
Grande parte dos obesos possuem fatores diabéticos, Hipertensão, problemas cardíacos entre outros, os dados de mulheres gestantes também foram incluídas na pesquisa.
Isso se deve porque o índice de massa corporal fica elevado, se tornando um grande agravo da doença, pois a falta de ar é predominante na obesidade, os autores do estudo escreveram que os dados são de diferentes pessoas da população, podem ser adultos, jovens, homens, mulheres, idosos obesos estão associados a mortalidade pela covid-19.
Os cientistas afirmaram, que esse estudo é importante para que algumas medidas de precaução sejam tomadas e pessoas que fazem partes desse grupo previnam-se, o Ministério da Saúde disse que no Brasil possui mais de 4.000 pessoas obesas que morreram em decorrência do coronavírus.
O Ministério da Saúde afirmou que o índice é alto dentro da faixa etária das comorbidades, segundo o resultado quem está acima do peso corre mais risco de morrer pela covid-19, pode ter uma probabilidade de 90% a mais de risco de morte.