A família da vendedora Jane Cherubim, que foi atacada e abandonada em uma estrada pelo namorado na última segunda-feira (4), no Espírito Santo, denunciou à Polícia Civil duas páginas que haviam o suposto objetivo de arrecadar dinheiro em nome de Jane Cherubim.
Nas páginas criadas, o objetivo é de arrecadar até R$ 20 mil. O irmão dela, Cleiton Cherubim, assegurou que se trata de golpe e que a família não criou nenhuma ação como essa para arrecadar dinheiro.
“De modo nenhum pedimos alguma ajuda sobre isso. A ajuda que necessitamos é das autoridades e de orações. Ajudas financeiras só vamos pedir se for preciso mesmo, mas não vai ser por meio de Facebook ou vaquinha. Não existe isso, isso é coisa de nível baixo. Se for preciso, vamos fazer uma coisa formal, mas graças à Deus, não vai ser preciso”, disse o irmão.
Sobre as vaquinhas sem autorização da família, com o objetivo de ganhar dinheiro com a imagem de Jane, Cleiton opinou que “são covardes igual ao agressor da minha irmã”.
No acesso na manhã desta quinta-feira (8), a arrecadação que tinha sido criada no Espírito Santo não estava mais no site “Vakinha”. Outra, criada em João Pessoa, na Paraíba, continuava ativa e tinha como meta arrecadar R$ 20 mil, em nome de Jane.
O caso
O crime ocorreu na madrugada de segunda-feira (4), após Jane e o namorado Jonas Amaral saírem de um bar onde trabalhavam temporariamente, em Pedra Menina, interior de Dores do Rio Preto, no Caparaó capixaba. Ao invés de seguirem para Espera Feliz (MG), onde moram, o homem tomou a direção contrária com o carro.
Jane foi encontrada pelos irmãos espancada e abandonada em uma estrada na localidade de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, no Sul do Espírito Santo. O suspeito das agressões é o namorado dela, Jonas Amaral, que está foragido.
A principal linha de investigação é passional. Familiares de Jane disseram que a vendedora jamais reclamou de atitudes do namorado e que Jonas se dava bem com todos, mas que ele tinha ciúmes dela.
Os irmãos de Jane estiveram quase três horas procurando por ela, na madrugada de segunda, ao perceberem que o casal não havia voltado para Espera Feliz.
Lesões
O médico José Anchieta Pereira, que acompanha Jane na Casa de Caridade de Carangola, contou que ela segue internada na unidade e o estado de saúde é estável. Ele explicou as lesões da vítima.
“No caso dela foi um trauma crânio encefálico grave. Ela chegou muito machucada, com a face desfigurada. A gente fez os procedimentos de urgência para estabelecer a respiração, o equilíbrio hemodinâmico para mantê-la viva. Hoje ela se encontra normal, muito triste pelo ocorrido, contudo ela não teve fratura nenhuma no corpo só teve esse problema na cabeça”, explicou José.
Investigação
O irmão de Jane, Cleiton Cherubim, informou que ela, na manhã desta sexta-feira (8), ainda não havia prestado depoimento. Apesar de estar falando e se alimentado, ainda não existe previsão para esse depoimento acontecer.
O casal estava junto há um ano e meio. Em depoimento à polícia, o irmão de Jane, Salvador, falou que ela nunca se queixou do namorado, mas que ele possuía muito ciúmes.