Fique atenta quando seu corpo avisa de um possível AVC; saiba aqui os sinais

Ficar atento a estes sintomas pode prevenir futuros acidentes

O corpo humano possui a incrível capacidade de nos alertar sobre possíveis problemas de saúde. Estar atento a esses sinais pode ser um fator determinante na manutenção do bem-estar individual.

Dentre as diversas doenças contra as quais a humanidade luta todos os dias, o AVC, um mal que afeta principalmente as mulheres, deve ser considerado como um fator de alto risco à saúde.

O AVC ou Derrame cerebral, pode causar sequelas no corpo humano, tais como inclinação de um lado do rosto, como observado em pacientes com paralisia facial, fraqueza muscular, dificuldade de fala, danos ao cérebro, etc.

PUBLICIDADE

Existem ao todo, 3 tipos de AVC, o Isquêmico, causado pela obstrução ou entupimento de um vaso, hemorrágico, causado pelo rompimento de vasos, e o AIT, ou ataque isquêmico transitório, causado pela interrupção da vascularização cerebral por um curto período de tempo.

O acidente vascular cerebral pode matar, por hora, até 120 milhões de células cerebrais, causando danos irreversíveis no organismo, principalmente em pacientes a faixa de 30 a 40 anos, a idade pode ser um fator agravante do problema, pois o corpo já não responde aos problemas de maneira tão funcional como na juventude.Dentre os principais sintomas de um AVC, podem se destacar a perda súbita de equilíbrio, problemas na visão e confusão mental, causados justamente pelas alterações na estrutura cerebral devido à perda de neurônios.

As alterações cerebrais podem causar dores intensas em determinadas partes do corpo, devido a alterações nos estímulos recebidos pelo sistema nervoso.

PUBLICIDADE

Fraqueza, dores de cabeça, formigamento no rosto, braço ou perna de um lado do corpo, e perda de visão repentina em um dos olhos, são sintomas frequentemente observados em pacientes com risco de AVC, ou que já tiveram o acidente vascular cerebral em algum momento da vida.

Estar atento a esses sintomas pode ser um fator determinante no tratamento de um possível derrame, qualquer alteração fisiológica observada no corpo, por menor que seja, deve ser analisada por um médico especialista.

O derrame cerebral é uma emergência médica, é incurável, e pode acontecer mais de uma vez em um único paciente, o tratamento precoce com medicamentos como tPA (anticoagulante) pode minimizar danos cerebrais. Outros tratamentos concentram-se em limitar complicações e prevenir mais acidentes vasculares cerebrais.

 

PUBLICIDADE

Escrito por Carla Juliana

Redatora no site noticiaviva.com. Apaixonada por gatos. Uma pessoa simples e muito bem humorada. Contato: [email protected]