Grande artista morre aos 85 anos, e Globo presta homenagem

O ceramista produzia personagens do imaginário nordestino.

Algumas mortes de famosos estão pegando o Brasil de surpresa desde o início desse ano. A mais recente aconteceu na última sexta-feira (26), na cidade de Goiana.

Localizada na região metropolitana de Recife, Pernambuco, em decorrência do falecimento de Zé do Carmo.

O artista em questão se destacou por produzir belas peças em barro, cujo objetivo era representar personagens importantes para os nordestinos.

PUBLICIDADE

Zé do Carmo tinha 85 anos e sofria com o mal de Alzhaimer. O ceramista possuía o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.

A causa da morte de Zé do Carmo foi uma parada cardíaca, a qual o artista não conseguiu resistir, deixando toda a população pernambucana em luto.
Para o Grupo Globo, a morte de Zé também foi bastante sentida e, dessa forma, foram prestadas homenagens ao ceramista.

Homenagens a Zé do Carmo

PUBLICIDADE

A primeira das homenagens ao artista veio em forma de reportagem em um jornal local da Rede Globo. Zé foi relembrado e a sua morte foi noticiada por tal veículo de comunicação.

No que tange ao âmbito nacional, a Globo fez uma reportagem online, através do G1, cujo objetivo era relembrar a trajetória de Zé do Carmo enquanto artista e noticiar o luto por seu falecimento.

O velório do ceramista aconteceu no mesmo dia de sua morte. Na ocasião, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, do PSB, destacou que a cultura do estado estava perdendo uma de suas grandes referências com o falecimento doa artista.
Zé do Carmo cursou apenas o ensino fundamental e, além do seu trabalho com barro, também utilizava pedras para fazer as suas esculturas.

No estado de Pernambuco, diversas pessoas defendiam que fosse criado um museu para abarcar toda a produção do artista.

Entretanto, conforme apontado por uma reportagem da UOL a respeito da morte de Zé do Carmo, o homem não chegou a ver tal museu em sua homenagem construído quando ainda estava vivo.

Entretanto, Zé do Carmo chegou a testemunhar um projeto nesse sentido, cogitado pelo Governo.

E você, o que pensa a respoeito de tudo isso? Lembre-se de deixar o seu comentário.

Ele é de grande importância para a nossa equipe e sempre ajuda no diálogo de temas com relevância para o nosso público.

PUBLICIDADE

Escrito por Carla Juliana

Redatora no site noticiaviva.com. Apaixonada por gatos. Uma pessoa simples e muito bem humorada. Contato: [email protected]