A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que algumas pessoas já recuperadas da Covid-19 voltaram a testar positivo para a doença, mas alertou que o fato não significa que estas pessoas ficarão novamente doentes por conta da doença.
Até o momento, acreditava-se que a pessoa ficaria imune ao vírus do Coronavírus após adquiri-lo pela primeira vez, mas a informação divulgada pela OMS muda totalmente a visão das pessoas.
Vejam o que diz a Drª Maria Van Kerkhove:
“O que estamos vendo em algumas pessoas é que, depois de ter dado positivo para covid-19, passada uma semana ou duas, ou até mesmo mais tempo, elas testam positivo de novo. O que acontece na verdade é que, enquanto os pulmões se curam, algumas células mortas do pulmão são expulsas. São esses fragmentos de pulmão que levam ao teste positivo.”
Dessa forma, podemos perceber que não necessariamente a pessoa terá novamente os sintomas da doença. A grande dúvida é se a pessoa que é infectada uma vez pode pegar o vírus novamente.
A Drª Maria respondeu essa dúvida afirmando que a resposta ainda é incerta, pois os estudos ainda estão em andamento para entender melhor como a doença causada pelo novo coronavírus afeta o ser humano. A médica também disse que a certeza até o momento é de que as pessoas infectadas desenvolvem anticorpos contra a doença em até três semanas após a infecção.
As incertezas nesse momento de pandemia são diversas. A doença é algo novo e as respostas são difíceis de serem encontradas. A Drª Maria Van Kerkhove também falou que até o momento eles da Organização Mundial da Saúde estão tentando descobrir se a pessoa fica imune após o contágio ou se fica imune somente por um determinado período.
Ainda não existem casos confirmados de reinfecção até o momento, mas os estudos estão sendo realizados para saber se isso também é possível ou não.
Via: thestartmagazine.com