A PM do Distrito Feral teria emitido um grande alerta e de grande importância aos pais de adolescentes e crianças. A corporação solicita que os pais fiquem ligados quando suas crianças estiverem mexendo na internet, pelo tal caso e perigo que Jonathan Galindo, bastante conhecido como Homem Pateta, vem causando na web. O homem chega a instigar bastante pessoas ao suicídio.
Certas páginas chegam a interagir com adolescente e crianças lhe mandando mensagens que chegam a ser perturbadoras. Descrevendo um pouco mais, as pessoas recebem diversos incentivos para cometer sua própria automutilação e até seu suicídio. Alguns ocorrido ocorrem até ameaças de mortes contra as vítimas.
Informações colhidas pelas autoridades civis do DF pelo mês de julho ainda em 2020, quando ganhou uma repercussão do caso do tal “Homem Pateta” pelo mundo inteiro, chegaram a apontar que grande parte dos perfis eram totalmente falso, sem vínculo com o criminoso inicial, que teve a conta criada em alguma parte da Europa pelo ano de 2017.
Através de um link, o infrator vem conseguindo acessar ao endereço de IP das pessoas, usando-os esses e mais alguns dados para extorcer suas vítimas. Com essa situação, as autoridades aconselham os responsáveis e os pais acompanharem mais de perto o que seus filhos fazem na internet.
Familiares do DF, vítima do criminoso no mês de julho, conta seus momentos de pura tensão. Uma criança de apenas 10 anos trocava mensagens com um dessas outras dezenas de perfis, tendo a obrigação de dialogar com o homem todos os dias. Em um certo dia, a criança dormiu com o celular ligado e sua mãe leu as mensagens, ficando totalmente surpreendida.
A mãe começou a conversas com o dono do perfil, que teria retornado com suas ameaças. O criminoso teria escrito e pedido para que ela deixasse eles jogarem, e depois, ela veria ele morto.