Imagens chocantes: Tietê transborda em São Paulo e enche ruas com garrafas PET e plásticos

Com as fortes chuvas que atingiram o estado, o rio Tietê teve um aumento de volume e transbordou levando água, mas principalmente, muito lixo até as ruas. As imagens que mostram a quantidade de garrafas pet que chegaram até a cidade são chocantes.

Moradores de Salto, interior de São Paulo, acordaram sem acreditar no que viam. Com as fortes chuvas que atingiram o estado, o rio Tietê teve um aumento de volume e transbordou levando água, mas principalmente, muito lixo até as ruas. As imagens que mostram a quantidade de garrafas pet que chegaram até a cidade são chocantes. O Parque Lavras ficou coberto de garrafas pet, mas também a Rua 24 de Outubro e o Memorial do Rio Tietê. O Memorial, que é a principal atração turística de Salto, precisou ser interditado por conta da quantidade de sujeira. Famílias que moravam as margens do Rio precisaram ser evacuadas, porque a cheia tornava as casas inseguras.

Apesar das imagens assustadoras, o coordenador da Defesa Civil, Orlando Neri, nega que exista risco de novas inundações. “A situação está controlada. As pessoas que foram retiradas de suas residências já começam a retornar. Só temos um ponto de alagamento na cidade, que é a 24 de Outubro. O Rio chegou ontem a 700 metros cúbicos de vazão, hoje já baixou e não há mais previsão de subir”, declarou.

PUBLICIDADE

Nas redes sociais, moradores compartilham imagens da cheia.

Visualizar esta foto no Instagram.

PUBLICIDADE

Uma publicação compartilhada por Douglas Luiz (@douglas7058) em

;

O que mais chama a atenção neste caso é a quantidade de lixo trazido pela água. O Rio Tietê é um dos mais castigados pela poluição no território nacional e mesmo com tragédias dessa magnitude, o poder público continua encontrando meios de minimizar a necessidade de cuidar melhor do rio e traçar planos de recuperação.

Esta não é a primeira vez que algo do tipo acontece. Na verdade, Salto já foi alvo das cheias do rio Tietê outras vezes, uma breve pesquisa na internet revela que pelo menos desde 2016 esse problema acontece.

PUBLICIDADE

Escrito por Notícia Viva