Inclusão: Primeiro parque aquático do Mundo para pessoas com deficiência abre as portas

O parque oferece a oportunidade de lazer a pessoas com necessidades especiais.

As pessoas que possuem algum tipo de limitação devido algumas deficiência física ou mental na maioria das vezes não tem a oportunidade de levar uma vida normal como outra qualquer por causa da falta de preparo de muitos locais onde poderiam ter momentos de lazer.

Hoje, no Brasil, milhares de pessoas com algum tipo de deficiência estão sendo discriminadas nas comunidades em que vivem ou sendo excluídas do mercado de trabalho. O processo de exclusão social de pessoas com deficiência ou alguma necessidade especial é tão antigo quanto à socialização do homem.

PUBLICIDADE

O princípio fundamental da sociedade inclusiva é o de que todas as pessoas portadoras de deficiência tenham suas necessidades especiais atendidas e acesso a seus direitos como qualquer outra pessoa, como saúde, escola, lazer e outros.

No entanto alguns avanços na inclusão social de pessoas com necessidades especiais já podem ser vistos e comemorados, como é o caso do parque aquático para deficientes que é um projeto voltado para oferecer a essas pessoas o acesso fácil ao lazer que é tão procurado na época do verão por diversas famílias deixando de fora os deficientes pelo fato da maioria desses parques não ser adaptados para receber pessoas com necessidades especiais.

PUBLICIDADE

Pensando nisso, um parque aquático para deficientes foi projetado no Texas, em San Antônio. Ele se chama Morgan’s Inspiration Island (“Ilha Inspiração de Morgan”). O local oferece experiência segura aos deficientes, de modo com que eles possam se divertir de modo confortável e divertido.

As cadeiras de roda são à prova d’água e impermeáveis. As famílias poderem alugar gratuitamente. Gordon Hartman, o fundador do local, disse numa entrevista: “Não é um parque para pessoas com necessidades especiais. É um parque de inclusão”.

O parque está fazendo a alegria de milhares de pessoas, crianças e adultos que nunca tiveram a oportunidade de passar um dia cheio de alegria em um lugar preparado para recebê-los sem oferecer risco algum.

A ideia foi genial e as famílias esperam que se torne um incentivo para que outros possam fazer o mesmo, trazendo alegria a aqueles que já sofrem tanta discriminação por parte de pessoas desinformadas e sem coração. Inclusão é um direito de todos.

 

PUBLICIDADE

Escrito por Notícia Viva