Todo mundo já leu pelo menos uma matéria sobre como determinado alimento cura ou causa câncer, não é verdade?
Acontece que nenhuma dessas informações é verdadeira e quem afirma isso é o INCA, Instituto Nacional do Câncer, que vinculado ao Ministério da Saúde liberou uma cartilha que fala justamente sobre esses boatos e orienta a não compartilhar essas notícias falsas nas redes sociais.
O guia “Dietas Restritivas e Alimentos Milagrosos Durante o Tratamento do Câncer: Fique fora dessa!” juntou uma série de informações enganosas da internet e rebateu cada uma delas. Confira as principais:
CARBOIDRATOS NÃO AUMENTAM TUMOR
Segundo a cartilha, não exitem dados científicos que comprovem que uma dieta livre de carboidratos auxilie o tratamento contra o câncer; tampouco é verdade que os carboidratos são capazes de aumentar o câncer.
Carboidratos são transformados em energia pelas células do corpo, inclusive aquelas que possuem o tumor, mas isso não significa que deixar de ingerir carboidrato vai tornar o tumor mais fraco.
Na verdade, na ausência de carboidrato, seu corpo vai transformar outras substâncias em energia, inclusive músculos e proteínas.
A consequência disso é perda de peso e massa muscular, ambas prejudiciais para o paciente portador de câncer.
Quimioterapia NÃO é ineficaz para quem come carboidrato
Muitos boatos compartilhados em redes sociais e, principalmente, no whatsapp afirmam que a ingestão de carboidrato prejudica o tratamento de quimioterapia. Na verdade, essa informação é falsa e não existem nenhum estudo no mundo que corrobore essa informação.
Proteínas de origem animal NÃO aumentam o tumor
Muitsa pessoas abrem mão do consumo de proteína animal porque acredita que esse tipo de alimentação aumenta o tumor cancerígeno, mas essa é outra notícia falsa. Essas substâncias na verdade são responsáveis por transportar de substâncias no sangue, síntese de hormônios e construção dos músculos além de formar as células.
“Elas são responsáveis por minimizar as chances de que seu tratamento seja tóxico para você, reduzindo o surgimento de efeitos colaterais”, afirma a cartilha do INCA. Portanto, abrir mão da proteína animal é uma péssima ideia.
Cogumelo do sol, noni, graviola, chá de graviola e chá verde NÃO curam o câncer
Não existem evidências científicas que provem que o consumo desses alimentos e líquidos seja capaz de curar o câncer, tampouco auxiliar no tratamento. A melhor dieta para quem combate o câncer é variada, saudável e o mais natural possível, mas não existem alimentos milagrosos.
“Quanto mais colorida for a sua alimentação, mais fortalecidas estarão as defesas do seu corpo e menores serão as chances de prejuízos no seu estado nutricional durante o tratamento”, afirma a cartilha.