Fora da TV desde o final da novela A Lei do Amor, o Ator José Mayer está com uma doença rara e autoimune chamada Granulomatose de Wegener.
José foi afastado da dramaturgia da Globo Após ser acusado de assédio por uma das figurinistas da novela .
De acordo com informações da jornalista Fabíola Reipert, do quadro Hora da Venenosa, Mayer segue mal e sem receber a visita dos milhares de amigos famosos.
Paulo Betti, Lília Cabral e Betty Faria são os poucos amigos famosos que dedicam um tempo para visitar o veterano.
O diagnóstico de Mayer teria sido realizado ao longo dos 30 dias que ele passou no hospital. Apesar da doença não ter cura, o tratamento faz com que o paciente tenha uma vida normal e que os riscos sejam cada vez mais baixos.
Para o programa TV Fama, Betty abriu o jogo e disse se o ator deve ou não retornar para a dramaturgia da Globo. “Meu amigo, meu companheiro,, um grande colega, um prazer voltar a trabalhar com ele”, disse.
Questionada sobre a atitude da Globo em puni-lo, ela disparou: “Se eu falar agora, aqui, vai ser uma entrevista imensa. José Mayer é um grande colega, uma pessoa delicada, educada, um gentil eu só tenho coisas boas para falar dele.
Trabalhamos muitas vezes juntos, é claro que ele sofreu com isso e ficou doente de tristeza. Estou com o José Mayer e não abro”, concluiu.
De volta para casa, depois de um mês internado para tratar uma doença autoimune, a Granulomatose de Wegener, o ator José Mayer falou a VEJA.
Disse que, agora, o seu foco é no repouso. “Tudo o que quero, tudo de que preciso, é descansar”, afirmou o ator, que não tem data para voltar à televisão.
Mayer está afastado das novelas desde 2017, quando, ao final de A Lei do Amor, folhetim das 9 do qual era um dos protagonistas, foi denunciado por assédio sexual por uma figurinista da Globo, Su Tonani. A princípio, o ator negou, mas depois admitiu o assédio, pediu desculpas e responsabilizou a cultura de sua geração.
A doença
De causa desconhecida, a granulomatose com poliangeíte (também chamada Granulomatose de Wegener) é uma doença rara que causa inflamação dos vasos sanguíneos do nariz, seios da face, garganta, pulmões e rins.
Os primeiros sintomas podem ser hemorragias pelo nariz, congestão nasal, sinusite, rouquidão, dor de ouvido, vermelhidão nos olhos e dores, chiado e tosse.
A doença pode ocorrer em qualquer idade, mas, na maioria das vezes, afeta pessoas entre 40 e 65 anos. Sem tratamento, a doença pode ser fatal. Isso porque a condição diminui o fluxo sanguíneo entre os órgãos, podendo provocar áreas de inflamação e, consequentemente, afetar o funcionamento.