Oli Weatherall é um jovem de Surrey, na Inglaterra e tem uma grave alergia a amendoim. A alergia foi descoberta quando ele ainda era uma criança e teve uma séria reação ao comer manteiga de amendoim que o mandou direto para o hospital. A saliva dele engrossou a ponto de não conseguir respirar.
A partir daí começou sua luta, a experiência de passar mal ao comer manteiga de amendoim foi a “mais assustadora” da sua vida. Sua pele explodiu em erupções e inchaço.
O caso é tão sério que não se limita apenas a não comer amendoim, se ele beijar outra pessoa numa saída à noite que tenha comido amendoim pode desencadear a reação que pode até ser fatal.
Se a pessoa beijada tivesse comido um amendoim ou se o produto tivesse sido usado como ingrediente em uma refeição, esse simples vestígio poderia ser suficiente para desencadear uma reação gravíssima no jovem.
“Pessoas têm morrido disso”, explica Oli. “É um risco muito real, sobre o qual você normalmente só pensa se tem alguém próximo com o problema.” Essa é a realidade enfrentada por Oli, ele tem de se preocupar o tempo todo e quase não pode comer fora.
Apenas uma informação errada de um prato em um restaurante pode ser muito perigoso para o jovem, suas refeições são cuidadosamente planejadas para que ele possa comer com segurança.
Existem muitos registros de mortes por alergia, como o caso das britânicas Natasha Ednan-Laperouse e Celia Marsh que tiveram suas mortes associadas a sanduíches que comeram contendo ingredientes aos quais eram alérgicas.
Natasha tinha 15 anos e teve uma parada cardíaca em pleno voo por causa, de um sanduíche que ela havia comprado no aeroporto de Heathrow, na Inglaterra.
Uma investigação que foi aberta para apurar as causas da morte das adolescentes mostrou que as informações contidas no rótulo do sanduíche não informavam a presença de todos os ingredientes.
O sanduíche incluía alcachofra e azeitonas, mas também gergelim, que não estava listado entre os ingredientes, portanto se uma pessoa fosse alérgica a qualquer um desses ingredientes que não constavam na lista, elas poderiam pensar que não havia problema algum em comer o sanduíche e poderia até ser fatal.