O amor aos animais é uma característica marcante do ser humano. A maioria das pessoas possui um bichinho de estimação em casa que acaba se tornando como um membro da família. É Normal gatos e cachorros estarem presentes na vida de muitas pessoas, há quem prefira os pássaros ou algum bichinho um pouco mais diferente, no caso das tartarugas, porco de estimação.
Mas o problema aparece quando algumas pessoas decidem domesticar animais selvagens e exóticos, pode ser algo perigoso e até mesmo fatal tentar manter em cativeiro animais que tem a vida selvagem como seu habitat natural, como aconteceu com um homem de 33 anos na República Tcheca.
Michal Prasek possuía um criadouro não autorizado em uma propriedade particular na cidade de Zechov no nordeste da República onde criava uma leoa que estava prenha e um leão. Porém o leão atacou e matou o seu dono e precisou ser abatido por agentes da polícia nessa terça-feira (5). Michal Prasek com foi encontrado por seu pai dentro do cercado onde criava o leão com o corpo dilacerado, a polícia precisou abater um leão macho de 9 anos e também a leoa prenha de 4 anos.
A polícia buscou conselho dos especialistas do zoológico de Slim e os mesmos recomendaram que os dois animais fossem abatidos. Michal havia construído o local para abrigar os dois leões desde o ano de 2016 e mesmo sendo um criadouro não autorizado não foi fechado porque as autoridades não constataram nenhum tipo de maus tratos aos animais.
Mas pelo jeito os animais não eram tão dóceis, segundo relatos dos vizinhos que contaram que muitas vezes o homem foi flagrado passeando pelos arredores com a leoa presa em uma coleira e em certa ocasião um ciclista que passava pelo local no momento que o dono passeava com a leoa foi arranhado e precisou ser atendido em um posto de saúde, no entanto as autoridades arquivaram o caso como acidente de trânsito.
De acordo com o Ministério do meio ambiente da República Tcheca no país existem muitos criadores particulares nos quais vivem 44 leões 49 Puma 28 leopardo.