Morre nesta terça-feira, 19 de fevereiro, um dos grandes atores da história da televisão brasileira. Faleceu Wilson Fragoso. O ator completaria 90 anos em maio desse ano. A informação foi confirmada por Fernando Tiegê, filho do artista.
O ator começou sua carreira ainda na fase de testes na TV Tupi, mas transformou-se num dos mais importantes e prestigiados atores da emissora paulista, marcando presença em duas dezenas de novelas, com destaque para Antônio Maria (1969) e Meu Rico Português (1975), ambas de Geraldo Vietri, autor com quem teve várias parcerias.
Depois do fechamento da TV Tupi, o artista ainda trabalhou em diversas produções da Band e do SBT. Um dos seus últimos trabalhos foi na minissérie ‘O Cometa’, exibida em 1989.
Apesar de estar muito tempo fora do ar, Wilson Fragoso foi lembrado por muitos fãs, que o acompanharam durante várias décadas de carreira na televisão brasileira.
Wilson Fragoso nasceu em Porto Alegre (RS) em 19 de maio de 1929. Iniciou sua carreira na TV Piratini e na TV Gaúcha, participando de teleteatros. Em busca de novas oportunidades partiu para São Paulo.
Fez testes na TV Tupi e foi aprovado para um pequeno papel na novela Somos Todos Irmãos (1966). Seu papel na trama, o Príncipe Raul, foi crescendo e no final nivelou-se aos protagonistas Sérgio Cardoso e Rosamaria Murtinho.
A partir daí transformou-se num dos mais importantes e prestigiados atores da emissora paulista, marcando presença em duas dezenas de novelas, com destaque para Antônio Maria (1969) e Meu Rico Português (1975), ambas de Geraldo Vietri, autor com quem teve várias parcerias.
Na Tupi, atuou em novelas como O Rouxinol da Galiléia (1968), Nino, o Italianinho (1969), Simplesmente Maria (1970), Os Apóstolos de Judas (1976) e Gaivotas (1979).
Com o fechamento da emissora atuou em novelas do SBT e da TV Bandeirantes, onde fez seu último trabalho na televisão, na minissérie O Cometa (1989).
No cinema, atuou nos filmes O Pequeno Mundo de Marcos (1968), Que Forma Estranha de Amar (1977) e Tiradentes, o Mártir da Independência (1977).
O ator foi casado com a atriz Sônia Dalmare (1961-1967). O ator faleceu aos 89 anos, em 19 de fevereiro de 2019, e sua morte foi divulgada por familiares através das redes sociais.