O assunto é muito delicado e foi tema de um desabafo feito por uma mãe depois que ela flagrou a funcionária da creche onde deixa a sua bebê, amamentando a criança de apenas 2 meses de vida.
A mãe havia preparado uma fórmula com nutrientes suficientes para alimentar a filha enquanto ela estivesse fora e não pudesse amamentá-la.
A funcionária ao ver a mamadeira com o preparado da mãe para a filha a criticou dizendo: “Você dá essa porcaria para ela”.
A mãe teria deixado a filha na creche e depois quando voltou para pegar a bebê teve uma surpresa, ao chegar à creche a mãe encontrou a funcionária amamentando a sua filha:
“A funcionária da creche Disse que estava salvando a minha bebê dos químicos que eu estava tentando forçá-la tomar e que deveria agradecê-la por ter amamentado minha filha todos esses meses”.
A mãe não acreditou no que acabar de ver e de ouvir e retirou a criança da creche, mas no entanto fez um desabafo na rede social em busca de opinião se deve entrar na justiça ou não.
O assunto é muito delicado e o Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde não aprova a prática de mães que amamentam outros bebês por causa de alguma dificuldade que a mãe possa ter com o aleitamento materno.
Os especialistas alertam para os riscos da amamentação cruzada, eles informaram que a criança pode ser alvo de doenças infectocontagiosas e até mesmo a AIDS e aconselham as mães a procurar outras formas de amamentação quando não há a possibilidade do aleitamento materno:
“Primeiro a orientação é buscar ajuda junto ao seu médico, pediatra ou a unidade onde teve o seu filho. Caso não consiga nenhum auxílio, a mulher pode procurar um banco de leite humano.
No rio nós temos 17 bancos de leite e no Brasil, 218. Então, a uma disponibilidade muito grande para ajudá-la”. A amamentação cruzada é contra indicada por causa dos riscos das doenças infecciosas desde 1980 que foi a partir daí que a AIDS começou a tomar força. Já pensou se fosse com você? Qual seria sua reação?