Um fato curioso aconteceu com um menina tailandesa de apenas 4 anos e que serve de alerta para todos os pais que deixam seus filhos pequenos expostos muito tempo ao uso do celular ou tablete.
A menina precisou fazer uma cirurgia ocular em consequência do uso exagerado do aparelho. Os pais precisam ficar atentos, pois o uso excessivo desse tipo de aparelho pode provocar doenças sérias, veja alguns sintomas:
– secura nos olhos
– ardência
– lacrimejamento
– vermelhidão
– miopia
De acordo com as informações do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 20% das crianças com idade escolar apresentam algum problema de visão que pode se agravar por causa da exposição excessiva.
O caso que aconteceu com a criança de quatro anos na Tailândia é um alerta. A menina tinha esse costume de ficar horas mexendo no celular, computador ou tablete e as consequências foram muito sérias, a menina acabou tendo problemas oculares graves.
A criança desenvolveu ambliopia, problema conhecido como “olho preguiçoso”, e precisou passar por uma cirurgia reparadora. Olho preguiçoso é o desvio ou o desalinhamento de um olho, quando um olho tem uma perda significativa da visão e pode acontecer o estrabismo.
A ambliopia não pode ser corrigida com apenas o uso dos óculos. Geralmente as crianças são mais prejudicadas com a exposição exagerada ao celular, isso acontece porque ainda estão fase de formação.
Depois da cirurgia, a criança tailandesa pôde usar os dois olhos simultaneamente, mas os médicos aconselharam a seus pais que proibissem o uso do celular e até televisão para evitar problemas futuros com a visão da garotinha. Hoje seus pais usam suas redes sociais para contar a outros pais como a criança quase ficou cega por algo que a maioria dos pais fazem: deixar seus filhos passarem horas na frente do celular ou computador. Especialistas informam que o máximo que os pais podem deixar suas crianças diante de qualquer tela seria por duas horas diárias.
Para crianças entre 2 e 5 anos, o tempo recomendado é ainda menor, de apenas uma hora por dia, para prevenir problemas no futuro.
Um alerta válido para todos os pais que amam seus filhos e zelam por sua saúde.