A vida e a história dessas duas crianças tem tocado o coração de muitas pessoas em toda parte do mundo. Estas duas crianças das Filipinas são irmãos, o mais velho tem apenas 9 anos de idade e o mais novo tem apenas 2 anos. A história deles foi divulgada graças a professora da escola que o menino mais velho frequenta.
A professora percebeu que o menino de 9 anos ia todos os dias para a escola com seu irmão mais novo, e não tinha lugar para que ele se assentasse, então ele o segurava nas pernas enquanto prestava a atenção à aula. A professora postou essa história em uma rede social, onde foi acompanhada e pesquisada por muitos.
A mãe dos dois pequenos tinha morrido e o pai não podia cuidar de ambos porque trabalhava praticamente durante todo o dia.
Então o pequeno irmão mais velho precisou amadurecer para poder cuidar de seu irmão mais novo. Desde que sua história foi conhecida por muitos, foram recebidas algumas doações para que eles possam ter uma vida melhor e consequentemente um futuro melhor.
Mas, sem qualquer dúvida, essa criança ganhou a admiração de todos porque, mesmo com complicações e obstáculos no seu caminho, ele não deixou de lado o seu desejo de estudar e de ter um futuro melhor.
Desde que sua mãe morreu por causa de uma gravidez ectópica no ano passado, ele leva o seu irmão mais novo para as aulas e até lhe dá almoço para que o menino não passe fome.
Mateo não quer sair da escola. Seu pai precisa trabalhar de segunda a domingo como carpinteiro, para conseguir algum dinheiro para sustentar sua família.
A professora revelou qual foi o verdadeiro objetivo por trás da decisão de tornar pública a história de esforço e superação de Mateo:
“O principal objetivo de ter postado a foto de Mateo e seu irmão era apenas compartilhar sua história para servir de inspiração para os outros. Eu não estava esperando que este post viralizasse em todo o mundo. Eu queria compartilhar essa história porque é importante e mostra a paz entre nossos alunos. Eu acho que a história desses irmãos mostra o amor e a atenção que Mateo tem por seu irmão… Eu não o coloquei em apuros. A minha preocupação é com o bem-estar dos meus alunos que têm problemas com a educação por causa da pobreza, da falta de orientação e educação de seus irmãos”.
As crianças vivem em uma casa que está em condições precárias. As tempestades e as chuvas fizeram com que o local se tornasse quase que inabitável.
Quando se tornou conhecida, a história de Mateo mudou. As pessoas se simpatizaram com ele, e estão trazendo comida e material de limpeza, para que eles tenham uma vida melhor. Até o governo está ajudando.
“Nossa função como professores não é apenas ensinar, mas também tocar a vida dos alunos. Eu só queria ajudar. Gostaríamos de agradecer ao governo local que tomou medidas imediatas para ajudar toda a família de Mateo depois de ter lido a minha publicação… agradecemos a todas as pessoas que compartilharam essa mensagem ajudando os nossos alunos”, disse a professora.
De fato essa história é verdadeiramente emocionante e revela o amor sincero e puro que existe entre irmãos, são atitudes como a dessa professora que tornam o mundo melhor.