Há alguns dias a França vem lidando com um aumento visível de novos casos da Covid-19. Contudo, Olivier Véran, o ministro da saúde da França, afirmou que esse aumento dos casos é preocupante e que deve ser levado a sério, mas que o país não está vivendo uma nova onda de contágios.
Durante uma entrevista à emissora de rádio “France Info”, nesta segunda-feira (20), o ministro afirmou que a França continua distante da onda epidêmica, mas que a circulação do vírus tem aumentado e isso o preocupa. Por isso, é preciso alertar a todos os franceses, para que reajam.
Olivier destacou que não há um grande aumento no volume dos casos, mas que tem uma tendência de aumentar, pelo fato de que a taxa de disseminação do vírus é superior a 1, ou seja, uma pessoa contaminada é capaz de infectar mais de uma pessoa por dia.
A partir de hoje (20), a França irá intensificar a obrigação do uso de máscara em todo e qualquer ambiente fechado com entrada de pessoas, incluindo lojas e estabelecimentos públicos.
Desde o dia 11 de maio, as medidas de proteção, através do isolamento social, têm sido aliviadas. Após essa data, foram identificados 386 focos do novo coronavírus e cerca de 100 deles continuam sendo investigados e monitorados, a fim de evitar as transmissões. As regiões com o maior evolução da doença são a Bretanha e os departamentos de Mayenne e Vosges.
O Ministro não abordou sobre fechar as fronteiras com a Espanha, em razão das altas taxas de transmissão do vírus pela região da Catalunha. Contudo, Jean Castex, primeiro-ministro francês, afirmou que tal assunto deveria ser tratado com as autoridades espanholas.
Via: noticias.uol.com.br