Um acontecimento inusitado foi registrado no meio do mato da ilha, todo estão impressionado tentando imaginar como o mamífero foi parar lá. Uma coisa rara de se vê, a natureza é mesmo incrível.
Uma baleia da espécie Jubarte foi encontrada nesta sexta-feira, dia 22 de fevereiro, em área de mata da praia do Araruna, litoral do município de Soure, na ilha do Marajó.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Saneamento e Meio Ambiente (Semma), o animal, que parece ser um indivíduo adulto, foi encontrado já em vida. Ele mede exatos 11 metros de comprimento por 6 metros de largura, um ser enorme e incrível.
“O mamífero é de uma das maiores espécies de baleias que existem”, diz Dirlene Silva, secretária de meio ambiente do município.
Segundo a Semma, uma equipe colhe informações para elucidar o mistério sobre o aparecimento deste animal, tão longe do oceano, em período invernoso.
Biólogos da ONG Bicho D’água estão a caminho de Soure para averiguar a causa da morte do animal. “Eles vão fazer a necropsia. A olho nu, não há ferimentos. Então precisamos entender o que culminou na morte da baleia”, diz Dirlene, secretaria do meio ambiente.
Segundo pesquisadores, o animal deve passar por uma biópsia para identificar a causa da morte e também por que estava fora do mar.
Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente de Soure, o animal teria morrido no mar e o corpo teria sido levado até a margem da praia pela ressaca.
“Devido ao local ser inacessível para máquinas pesadas que possam fazer a remoção da baleia, a expectativa é de que técnicos da ONG Bicho d’Água, parceira da Prefeitura Municipal de Soure, possam realizar, ainda neste sábado,
A necrópsia e estudos devidos no próprio local para levantar a causa da morte do animal tão raro por esta região”
Nas redes sociais os internautas se mostraram encantados com a espécie encontrada, pena que já não tinha vida, não se sabe quanto tempo esteve por ali e em quais condições chegou, todos aguardam os resultados dos exames dos médicos veterinários de animais de grande porte, para sabermos com veracidade dos fatos qual as causas na morte da baleia Jubarte.