É muito comum o saco amniótico, também conhecido como bolsa estourar durante o momento em que a mulher entra em trabalho de parto, isso acontece poucos minutos depois de a mulher sentir as primeiras contrações.
Mas em algumas situações raras, isso não acontece e o bebê pode nasce envolvido com uma pele fina e transparente, chamado parto empelicado. O caso é raro, mas também lindo de se ver.
Os médicos ainda não sabem explicar porque acontece esse tipo de parto, mas afirmam que não causa nenhum tipo de dano, nem para a mãe e nem para o bebê.
Tanto a bolsa quanto o líquido amniótico, protegem o bebê das contrações muito fortes do útero, diminuindo o risco de traumas por meio do canal vaginal.
Os partos empelicados podem acontecer também durante cesarianas e são desejados pelos médicos quando a mãe tem alguma doença infeciosa, como HIV, pois o saco amniótico impede que o bebê tenha contato com o sangue infectado.
Em algumas culturas e relatos que vem desde os tempos medievais, nascer dentro do saco amniótico pode ser um sinal de boa sorte para o bebê.
Quando isso acontece, é considerado um caso raro e acontece apenas um em cada 80.000 bebês no mundo, sem ele se romper. A criança que vamos mostrar foi um desses casos raros.
Os profissionais de saúde captaram o momento exato, e rapidamente ele se tornou viral na internet… Nunca tinha visto nada assim antes!
Esse recém-nascido da Espanha veio ao mundo pouco tempo depois do seu irmão gêmeo. Mas apenas ele nasceu dentro do saco amniótico… Esse parto particular tem o nome de “en caul”, que significa “cabeça capacete” ou “véu”.
Os médicos não queriam acreditar no que seus olhos estavam vendo… Eles ficaram muito entusiasmados por presenciarem um momento tão raro e tão único.
Se você olhar atentamente, vai reparar não só no cordão umbilical, mas também na criança, que está se mexendo dentro da sua “bolsa”. Parece até que o bebê acha que ainda está dentro da barriga da mãe…
Deve ser uma experiência inexplicável para os profissionais de saúde… poder furar o saco amniótico e agarrar no recém-nascido!