O uso de máscara facial de proteção, virou obrigatório após a pandemia de coronavírus, como tentativa de bloquear a proliferação viral da covid-19 que já levou mais de 560 mil pessoas ao óbito e infectou mais de 12,5 milhões em todo o mundo, além do uso de máscaras, ficou determinado que a população deve ficar em suas casa o máximo de tempo possível, saindo somente em caso de extrema necessidade.
De acordo com a OMS, e decretos de casa localidade, uso de máscaras é obrigatório para motoristas e passageiros, mas infelizmente, a ignorância de algumas pessoas os fazem resistir quanto ao uso desse e de outros itens de proteção, como o caso que de tão extremos acabou resultando em morte.
A vítima em questão, foi o motorista Philippe Monguillot, que teve morte cerebral aos 59 anos de idade, após sofrer agressão física no momento em que trabalha conduzindo os passageiros que recuram usar a máscara, O caso aconteceu em Bayonne, sudoeste da França, no último domingo, dia 05 de julho.
Os dois passageiros foram presos em flagrante, eles eram jovens com idade aproximada de 20 anos, e um outro homem também está preso sob acusação de ter escondido os dois amigos da polícia, eles cumprem pena por tentativa de homicídio e agressão ao funcionário público, em seu local de trabalho.
Nas redes sociais e em todo o país francês há grande revolta popular e todos clamam por justiça, para que os culpados seja julgados e condenados e que não sejam liberados da prisão por conta da pandemia ou com o pagamento de fiança. O prefeito da cidade onde o crime aconteceu, emitiu nota de repúdio e considerou o ocorrido como um “ato bárbaro”.
Após a morte do colega de trabalho, os serviços regionais de ônibus paralisaram suas atividades como meio de protesto contra o ato brutal e inaceitável que ocorreu no último domingo.
Via: terra.com.br