A depressão é uma doença silenciosa que chega de mansinho e ainda é muito mal compreendida, até mesmo por quem tem a doença.
Em um dia, o doente acorda triste, sem ânimo, no outro se sente vazio e com choro fácil sem motivo.
A doença é considerada um mau mental ou uma doença psiquiátrica, a depressão é conhecida por causar tristeza constante e outros sintomas que podem incapacitar a pessoa para as atividades do dia a dia, como trabalhar, estudar, cuidar da família e até passear.
A OMS acredita que até 2020 a depressão será a doença mais incapacitante em todo o mundo. Quem tem depressão vê sua vida virar de cabeça para baixo, pois a pessoa não sente vontade de nada e toda sua vida fica muito prejudicada.
O número de pessoas com depressão é grande, mais de 120 milhões de pessoas, só no Brasil, são 17 milhões. E cerca de 850 mil pessoas morrem, por ano, por causa da doença.
A doença é muito confundida com tristeza, sentimento que caracteriza um depressivo. Brigar com o namorado, repetir o ano escolar e perder o emprego são motivos para deixar alguém triste, cabisbaixo.
Isso não significa, porém, que a pessoa está com depressão. Em alguns dias, ele, certamente, vai estar melhor, mas o depressivo não melhora, pelo contrário situações como essa só pioram tudo.
As pessoas depressivas sofrem muito preconceito de outras pessoas que pensam que é frescura. Pessoas que querem ajudar podem acabar piorando a situação.
Frases como “tenha um pouco de força de vontade”, “vamos passear no shopping que melhora”, “você tem uma vida tão boa, tá com depressão por quê?” e “se ocupe com outras coisas que você não terá tempo de pensar em bobagens”, são como uma bomba na cabeça de quem já se esforça, todos os dias para conseguir sair da cama.
Muitas pessoas não sabem nada sobre o transtorno que atinge milhares de pessoas, pois o depressivo simplesmente não consegue reagir.
Portanto se você conhece um depressivo seja compassivo, procure entender que ele se esforça mais do que você imagina e não está nessa condição porque quer buscar entender é melhor do que falar sobre algo que você não entende.