Onde estão as moleiras do bebê e quais são os principais cuidados que precisam ser tomados com elas

As moleiras são locais que precisam tomar cuidados necessários, vem saber um pouco mais;

Quando os bebê nascem são completamente diferentes de quando chegam na fase adulta, em especial a região do crânio, local que fica completamente fechado.

Não há ossos na cabeça em especial em algum lugares, que recebe o nome de fontanelas, que são as tão conhecidas moleiras do bebê, essas áreas não são cobertas por ossos.

A moleira servem para amortecer a passagem da cabecinha do bebê no momento do nascimento, principalmente quando ela nasce de parto normal, pois sai pelo canal vaginal.

PUBLICIDADE

Conforme o bebê cresce, esses espaços vão se fechando, isso normalmente, a fontanela de trás começa a ser fechada lá pelos um a dois meses após o nascimento, enquanto a da frente começa a ser fechada por sete a dezenove meses.

Uma boa parte das famílias tendem a se preocupar que a micção precoce do bebê pode fechar mais cedo. No entanto, os profissionais de saúde apontaram que o fechamento ou abertura da moleira não está diretamente relacionado ao crescimento do crânio do bebê.

Mas, existe uma doença conhecida por craniossinostose que pode alterar o formato da cabeça de uma criança e, em última análise, limitar o desenvolvimento do cérebro.

PUBLICIDADE

Podendo estar associado de forma errada para fechar a moleira, porém, essa deformidade já pode ser percebida logo após o nascimento da criança.

Por isso é necessário que os pais fiquem atentos ao aparecimento de pontos moles, porque a situação normal de pontos moles não é muito alta ou muito profunda, a fontanela deve ser plana, às vezes pulsante.

Alguns podem ser menores, mas é necessário analisar cada situação, a causa pode até ser desidratação, que deve ser avaliada por um médico especialista na área infantil.

Recomenda-se que os pais prestem atenção às áreas pontiagudas que podem entrar em contato com a cabeça da criança, por isso é preciso ter cuidado para evitar acidentes com crianças.

PUBLICIDADE

Escrito por Margareth Santos

Gosto de dedicar uma parte do meu tempo levando noticias e informações através de matérias relacionadas a tudo, inclusive de saúde, culinária, famosos e do mundo da maternidade.