O aposentado Raimundo Barreto de Souza, de 75 anos, tinha recebido há cerca de uma semana, alta do centro de atendimento UPA, em Rio Branco. Um momento que seria de festa, e vitória para regressar a casa, estar em família, mas infelizmente essa alegria, durou pouco. O aposentado faleceu nesta última terçá-feira, sem conseguir um leito na unidade de UTI.
Ainda nesse mesmo dia, o governo deu a informação que o sistema de saúde estava em colapso. No dia que o idoso teve alta, o momento foi registrado, ele que esteve internado durante alguns dias no UPA. Depois da alta, ele comemorou o seu regresso a casa.
O momento de comemoração foi muito importante para o aposentado, ele fez uma reflexão sobre o seu internamento na UTI.
“Não tem preço!Se você ver como é o negócio lá dentro, você só diz Deus me livre. Sim, eu voltei a nascer de novo”, disse o aposentado antes de cair no choro, depois de dizer que estava muito feliz de ter reencontrado a sua família.
Ainda antes de chegar esse momento, ele também falou que tinha ficado assustado e em panico, com a doença.”Era como tivesse alguma coisa, comendo os meus pulmões por dentro, era um desespero. Além disso, nem quero me lembrar”, contou o idoso ainda durante uma reportagem realizada no dia 12.
Mas infelizmente a alegria do aposentado, durou pouco, cinco dias depois, já no dia 17, ele teve uma piora no seu estado de saúde, e precisou de voltar a mesma unidade de saúde, mas dessa vez numa ambulância, ele já estava muito cansado e debilitado.
Mas infelizmente desde domingo, que ele ficou internado, e estava a aguardar um leito de UTI, mas esse leito não chegou a tempo e ele acabou por falecer na tarde desta última terça-feira. A dor do aposentado foi grande, sua filha Francisca Souza, conta que ainda gravou um vídeo emocionante, fazendo um apelo para ter um leito para o pai na UTI.
No video ela desabafa em lágrimas, suplicando encarecidamente, que a unidade, cede-se um leito para o idoso. Ela disse, que a vida do pai dependia desse leito. E que era de extrema importância, conseguir u leito para o idoso, mesmo depois de muitos pedidos da jovem, o pai acabou por não resistir, sem ter leito”.
Foi triste, mesmo após a família ter implorado, não existiu mais tempo para a transferência. A secretaria Estadual de Saúde, enviou uma nota a informar, que o quatro da vítima, teve um estado avançado muito depressa, e já havia sido liberado, devido a não ter motivos para internamento.
“Exatamente por ele não estar a precisar de se manter internado, ele regressou a casa, uma vez que a unidade, não tem capacidade de ficar mantendo as pessoas que não estão numa situação critica”, diz na nota.
A secretaria, confirmou que ainda o idoso que foi levado na UTI, do Instituto de Traumatologia e Ortopedia, ainda nesse terça-feira. Segundo os relatórios, mostra que em todo o estado existe apenas 39 leitos de UTI.
Via: g1.globo.com