A pronação dolorosa é uma lesão muito comum em crianças de 18 meses a 04 anos de idade, nessa idade o cotovelo da criança ainda não está formado da maneira correta e pode apresentar muita frouxidão nos ligamentos.
Se ocorrer uma tração no rádio para longe do cotovelo, ocorre a lesão do ligamento anular que é fino nesta faixa etária e o deslocamento da cabeça do rádio do encaixe no osso vizinho, provocando dores intensas na criança.
A criança irá começar a chorar e seu braço vai ficar parado ao lado do corpo com a palma da mão virada para trás. Ela vai se recusar a levantar o braço quando você pedir por causa da dor e mesmo que você ofereça algo que ela quer, a criança irá receber com a outra mão.
As causas mais comuns dessa lesão são:
Quando os pais puxaram a criança pelo braço com força.
A criança se joga no chão e um adulto tenta levantá-la pela mão, a forma correta seria levantar a criança pegando embaixo de seus braços para evitar a lesão.
Brincadeiras feitas por adultos de balançar a criança segurando-a pelas mãos.
A criança está segura pelo braço quando sofre uma queda súbita e acaba torcendo o braço.
Segurar a criança pela mão com muita força, para ela não sair correndo, a tentativa da criança de escapar pode provocar a lesão.
Puxar a criança quando estamos andando de mãos dadas quando você está com pressa tentando fazê-la acompanhar o seu passo, o passo das crianças são bem menores do que os de um adulto.
O que fazer?
Se acontecer essa lesão leve a criança para o hospital imediatamente para ser avaliada por um ortopedista, ele vai determinar se houve fraturas ou algo mais grave.
Em geral, não há dor á palpação do cotovelo e nem inchaço, na pronação dolorosa a radiografia aparece normal apesar do deslocamento do rádio.
O médico depois que consegue acalmar a criança irá realizar uma manobra bem simples chamada de redução e é realizada ali mesmo no consultório sem precisar de anestesia.
A manobra é realizada rodando o antebraço para colocar a mão virada para cima e depois fletindo o cotovelo enquanto segura o braço onde o médico ouvirá um clik do osso voltando para o lugar.
Portanto evite segurar o seu filho pelo braço para o bem dele e seu também.