Pesquisadores acreditam que tubarões-brancos são a chave para a cura do câncer, entenda

Uma das principais descobertas aqui aponta que os tubarões se desenvolveram o suficiente para se tornarem capazes de reconstruir seu próprio DNA, enquanto o mesmo não aconteceu com os seres-humanos.

Assim como outras várias doenças, o câncer é um mal que atinge não apenas o ser-humano, mas outros vários animais.

No entanto, uma descoberta tem empolgado cientistas. Foi descoberto que o DNA dos tubarões-brancos os protege de desenvolver a doença, agora pesquisadores tem tentado descobrir qual é a explicação para isso.

Alguns especialistas acreditam que compreender os tubarões-brancos é a chave para cura do câncer, além de outras doenças ligadas ao envelhecimento.

PUBLICIDADE

Uma das principais descobertas aqui aponta que os tubarões se desenvolveram o suficiente para se tornarem capazes de reconstruir seu próprio DNA, enquanto o mesmo não aconteceu com os seres-humanos. A pesquisa está sendo coordenada por cientistas da Save Our Seas Foundation Shark Research Centre, da Nova Southeastern University, na Flórida.

O que ficou claro até aqui é que a presença de genes instáveis é o que torna os humanos suscetíveis a doenças como o câncer. Já no caso dos tubarões, por serem animais dominantes e existirem há milhões de anos, o DNA é capaz de se reconstruir, além de ser resistente a danos.

“A instabilidade genômica é uma questão muito importante em várias doenças humanas”, diz Dr Mahmood Shivji, um dos líderes da pesquisa.
“Agora descobrimos que a natureza desenvolveu métodos para manter a estabilidade do genoma nessas criaturas enormes e tão antigas.

PUBLICIDADE

Ainda há muito a se aprender com essas maravilhas evolucionárias, inclusive informações que podem ser úteis para combater câncer e outras doenças ligadas ao envelhecimento e para melhorar tratamentos de cura de ferimentos, à medida que formos descobrindo como esses animais conseguem isso”, afirma.

Os tubarões-brancos estão presentes nos mares há pelo menos 16 milhões de anos! Este animal pode chegar até 6 meses de comprimento e pesar impressionantes 3 toneladas!

O que os cientistas descobriram é que o DNA dos tubarões-brancos é quase duas vezes maior que o dos seres humanos, o que os torna capazes de fazer coisas que nós não conseguimos!

Além de tudo isso, outra habilidade dos tubarões-brancos chama a atenção dos pesquisadores: sua regeneração. São animais capazes de se recuperar de lesões graves, até mesmo cortes profundos.

Pesquisadores tentam entender o processo pelo qual essa recuperação ocorre para tentar desenvolver meios de aplica-la a seres humanos.

PUBLICIDADE

Escrito por Carla Juliana

Redatora no site noticiaviva.com. Apaixonada por gatos. Uma pessoa simples e muito bem humorada. Contato: [email protected]