Consumidores que não anelem receber ligações das empresas de comunicação já podem realizar o cadastro a partir desta quinta-feira (16), pelo site, “Não me perturbe”. Após ser definido pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), e elaborado pelas empresas.
o “Não perturbe” foi ao ar pela parte da manhã do dia 11, esta lista assume somente pelas chamas feitas pelas empresas de telecomunicação e não por companhias de setores diversos.
As 8 principais empresas a abranger a essa lista serão a ALGAR, OI, TIM, CLARO, VIVO, SKY, SERCOMTEL, NEXTEL.
O prazo tem a extensão de até no máximo 30 dias para bloqueio, as empresas de telecomunicação que não entrar de acordo com as regras receberão multa de até R$ 50 milhões de reais. A reclamação poderá ser feita através do número 1331, e terá um prazo de até 5 dias para solucionar o problema.
Para efetuar o bloqueio basta entrar no site www.naomepertube.com.br , cadastrar com seu e-mail e uma senha. É possível realizar o cadastro de mais de uma linha. No final do cadastro o assinante irá poder selecionar quais as empresas quer bloquear .
Segundo a ANATEL, as empresas não poderão mais efetuar chamadas oferecendo pacotes ou serviços de telecomunicações indesejadas.
De acordo com pesquisas feitas, dois terço das chamadas recebidas são para vender serviços das empresas.
A agência ainda comunicou que esta realizando mais pequisas para evitar incômodos as pessoas, mesmo a empresa não sendo supervisionada pela ANATEL.
“Estamos em busca da solução definitiva para esse problema, este cadastro esta sendo o primeiro passo para defender o direito do consumidor”; Afirma Leonardo de Morais, Presidente da ANATEL.
Já foram registradas mais de 84 mil reclamações desde 2016 , sendo a maior delas a CLARO com 28.546, em seguida a VIVO com 22.333 reclamações.
“Não me perturbe” é válido para todo território Brasileiro.
Ana Luisa Costa comenta que deixa seu celular no silencioso para não receber ligação de telemarketing. Recebendo ligações de cobranças, e pacotes que nem veem no nome dela.
“Não sou José, nem pastor André, nem Josiane, procuram uma pessoa que não sou eu, esqueçam meu número por favor”, comentou Ana Luisa.