Principais benefícios da pitaya
A pitaya, também conhecida como fruta do dragão, por causa da casca irregular e dos gomos escamosos, nasce de um tipo de cacto da família dos Cactos epifitos, e inicia o seu período de safra em dezembro no Brasil. Além disso, é muito cultivada no resto da América do Sul, Israel e China.
Seus principais benefícios incluem:
- Proteger as células do organismo, pois a casca deste fruto é rica em polifenóis que são antioxidantes;
- Ajudar na digestão devido à presença de sementes na polpa;
- Combater doenças cardiovasculares, pois as sementes contêm ácidos graxos essenciais como os ômega 3;
- Regular o intestino pois tem oligossacarídeos, que são fibras que combatem a prisão de ventre;
- Regular a pressão arterial, por ser uma fruta bastante rica em água que estimula a produção de urina, reduzindo o acúmulo de líquidos no organismo;
- Combater a anemia e osteoporose por conter vitaminas e minerais importantes como ferro, fósforo, vitaminas B, C e E.
Essa fruta tem sabor suave e adocicado, sendo facilmente agradável a todos os paladares.
Pitaya ajuda a emagrecer?
Além destes benefícios,a pitaya também pode ajudar a emagrecer porque quando consumida gera uma ação termogênica, que vai acelerar o metabolismo, ajudando assim a eliminar gorduras e também controlar o apetite.
A pitaya tem ainda uma substância chamada de tiramina, que ativa um hormônio no organismo chamado glucagon, estimulando o próprio corpo a utilizar as reservas de açúcar e gordura e transformá-las em energia.
Descrição geral:
A Hylocereus undatus é uma espécie de pitaya pertencente ao gênero Hylocereus e a família Cactaceae, é disseminada na América Latina e cultivada nos quatro continentes, e pode ser encontrada desde Israel até a China.
Nativa de florestas úmidas mantem hábito escandente ou trepador, pode ser encontrada subindo em árvores ou rochas, no seu habitat natural, utilizando raízes aéreas para se fixar.
As pitayas são conhecidas na cultura Asteca a um longo tempo, este nome significa fruto de escamas, é utilizado tanto para a planta como para o fruto de Hylocereus undatus (Haw.) Britton & Rose.
É conhecida pelo mundo afora por diversos nomes e formas escrever falar, como dragon fruit, pitahaya, no Brasil o nome vulgar da cultura sofreu modificações, com escrita diferente, Pitaia, mas mantendo a sonoridade. Noutros locais sua flor é conhecida como rainha-da-noite.
Também conhecida como fruta do dragão, a pitaia tem sabor doce e suave, paladar similar entre kiwi e melão, com a polpa constituindo 70 a 80% do fruto.
Pode ser consumida “in natura” ou transformada em produtos industrializados, como geleias, sucos, sorvetes, caldas e doces.