Os acusados pelo crime que chocou o pais no dia 14 de março de 2018, foram detidos em suas residencias, ao amanhecer desta terça-feira, dia 12 de março, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ) e a Delegacia de Homicídios (DH) da Capital.
Foram presos o sargento reformado da Polícia Militar Ronnie Lessa, de 48 anos, e o ex-PM Elcio Vieira de Queiroz por envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes.
Os dois tiveram a prisão preventiva decretada pelo juiz substituto do 4º Tribunal do Júri Guilherme Schilling Pollo Duarte, após denúncia da promotoria.
Conforme consta nos registros de denúncias do Ministério Publico do Rio de Janeiro, Lessa teria atirado nas vítimas, e Elcio era quem dirigia o Cobalt prata usado na emboscada. O segundo acusado foi expulso da corporação.
De acordo com informação da Policia civil esta não é a primeira vez que o nome de Lessa, Policial Militar reformado aparece no noticiário.
Em 2009, Lessa foi vítima de um atentado, em Bento Ribeiro, quando uma bomba explodiu dentro da Toyota Hillux blindada que dirigia. Ele escapou da morte, mas perdeu uma das pernas, sendo obrigado desde então a usar uma prótese.
A operação desta quarta-feira (13) é para prender milicianos suspeitos de envolvimento no atentado contra a vereadora e seu motorista. Os policiais estão cumprindo os mandados em 15 endereços, inclusive fora do estado, como em Juiz de Fora, em Minas Gerais.
No Rio,os agentes cumprem as ordens judiciais em locais da Zona Oeste; em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense; em Petrópolis e em Angra dos Reis. Neste último município, uma equipe da Delegacia de de Homicídios chegou a ser encurralada por criminosos e teve que receber apoio para se retirar do local.
Os mandados fazem parte de um inquérito à parte, mas, de acordo com o delegado Giniton Lages, todos têm ligação com os assassinatos. As mortes completam nove meses nesta quinta-feira (14).
Nas redes sociais de todo o pais as noticias sobre as prisões circulam nos maiores sites brasileiros, e chaga aos seus leitores com informações atualizadas, no decorrer do dia manteremos nossos leitores a par dos últimos acontecimentos sobre o desfecho deste crime absurdo contra a vereadora Marielle Franco e Anderson Gomes.