Na verdade, os olhos lacrimejam não devido ao sono simplesmente, e sim quando o indivíduo boceja. O bocejo é uma tentativa do cérebro de sinalizar o corpo que ele precisa descansar.
Ao bocejar você abre consideravelmente a boca, para inspirar o ar, e os olhos se apertam, o que faz com que a musculatura da face é contraída. Esse movimento pressiona as glândulas lacrimais, situadas acima do olho e abaixo da testa. Essas estruturas, por sua vez, liberam as lágrimas.
Não se sabe ao certo qual é a função do bocejo, porém acredita-se que ele ocorre quando você não atende o anseio do corpo de ir descansar. Acontece o seguinte: antes de dormir o organismo entra no modo de metabolismo mais baixo e de relaxamento muscular.
Mas se você não obedece esse impulso e não se deita, o cérebro dá um jeito de oxigenar mais o corpo para combater o sono, induzindo uma grande inspiração de oxigênio: o bocejo.
Também há a hipótese de que bocejar tenha a ver com a termorregulação (manutenção da temperatura interna ideal pelo próprio organismo.
Mulher raspa o cabelo, finge ter câncer e arrecada quase R$ 40 mil
Jessica Krecskay, de vinte e cinco anos, foi presa acusada de farsa. A moradora de Florence (Kentucky, EUA) raspou o cabelo, fingindo ter câncer e iniciou uma campanha para arrecadar doação para pagar o “tratamento”.
A americana arrecadou R$ 37,5 mil, de amigos e colegas de trabalho, falando estar com câncer terminal. Ela citava ter reconhecido metástase de um tumor originado nos ovários.A fraudadora conservou a mentira desde 2013. E em 14 de fevereiro, foi presa. Ela pode ser condenada a até dez anos de prisão, de acordo com reportagem de uma revista.
“Essas pessoas resolveram doar dinheiro, a arrecadar fundos, a pagar as dívidas dela, a trabalhar nos turnos dela para que ela não precisasse fazer nada”, falou uma emissora de rádio.
Dentre outros gastos, Jessica utilizou a verba para fazer uma viagem com a família à Disney World.
Alguns doadores, entretanto, passaram a desconfiar. O fator decisivo para levar o caso à polícia foi um vídeo registrando Jessica “passando mal”. Caída no chão, a golpista é vista escrevendo de modo sereno, sem preocupação no celular.