A prefeitura de São Paulo estuda uma nova e polêmica medida para coibir o consumo de drogas no município. Segundo publicação da jornalista Mônica Bergamo, Sob a administração de Bruno Covas, a prefeitura enviou a câmara um projeto de lei que prevê multa para quem for pego consumindo maconha e crack nas ruas.
A iniciativa é parte de um programa contra o consumo de drogas e prevê a multa de R$500 para quem for pego fumando as drogas. A ideia é tratar o consumo de drogas como se trata outras práticas multadas, como fazer xixi na rua, jogar lixo no chão, etc.
Em 2017, ainda sob gestão de Dória, a prefeitura realizou um mapeamento dos pontos de uso de crack. Na época, a prefeitura foi alvo de duras críticas pelo tratamento aplicado aos usuários de droga, inclusive o desmonte da área conhecida como cracolândia.
Na época, com emprego de força posteriormente denunciada, mais de 700 pessoas foram presas sob diversas acusações. Naquele período, o então prefeito Doria chegou a declarar que a cracolândia não voltaria a existir, mas os usuários persistiram e começaram a levantar acampamento em outras áreas.
Visualizar esta foto no Instagram.
PUBLICIDADE
;